quarta-feira, 4 de março de 2009

O Bater de um Coração

Pequenos segundos podem marcar-nos para toda uma Vida.
Parabéns!
A uma amiga de recente aquisição que ouviu hoje o bater de um pequeno coração! ;)

Pequenos Rituais- Primeira Musica




Para o meu Martim... Estamos a ouvir os dois! :)
Este já é um dos nossos rituais! ;)
É a nossa primeira música!
Linda,linda,linda
Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão,
Dava prá ver o tempo ruir
Cadê você?
Que solidão!
Esquecera de mim?
Enfim,
De tudo o que
Há na terra
Não há nada em lugar
Nenhum!
Que vá crescer
Sem você chegar
Longe de ti
Tudo parou
Ninguém sabe
O que eu sofri...
Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor...
Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
E esqueço que amar
É quase uma dor...
Só sei viver
Se for por você!
É mesmo o que sinto por ti...

Semana a Semana


A GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA
1ª e 2ª semana:
A temperatura média corporal está 1º C acima do normal, pois é o período da ovulação. O ovário libera um óvulo que é fecundado pelo espermatozóide. De 3 a 7 dias após esta fecundação, o zigoto (nome dato ao óvulo + espermatozóide) viajará através da trompa de falópio até o útero, onde começa a formação da placenta. A partir daqui começa a contagem da idade do feto. Podem ocorrer sangramentos normais (se forem leves) que representará o ovo se infiltrando no endométrio (camada interna do útero).
3ª semana:
Ovo: uma semana após a fecundação, o ovo está implantado no útero e seu desenvolvimento é muito rápido. Milhões de novas células se multiplicam a cada segundo. Gestante: ainda é muito cedo para notar maiores mudanças físicas, mas algumas mulheres apresentam aumento do corrimento vaginal. Nesta fase, a placenta está começando a se formar e no final da gravidez ela chega a pesar até 400g.
4ª semana:
Ovo: inicia-se uma diferenciação de tecidos. Eles são 3: - Ectoderma: que forma pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso; - Endoderma: que forma pulmões, fígado, sistema digestivo e pâncreas; - Mesoderma: que forma esqueleto, músculos, rins, vasos sangüíneos e coração. Gestante: está com atraso menstrual que a faz pensar em gravidez. Nesta fase ela ainda não sente nada, mas por desconfiar, deve começar a tomar algumas providências como suspender medicações, parar de beber, de fumar e começar uma dieta balanceada, para que seu nenê tenha um crescimento saudável.
5ª semana:
Embrião: o ovo agora mede 2 mm e passa a ser chamado de embrião. Este assume a forma de um C, já que são evidentes as partes inferiores, superiores e uma faixa que formará o tubo neural. Gestante: as unhas tornam-se mais resistentes por alterações hormonais. Isso pode passar despercebido. Nesta fase, tenha cuidado com remédios para a gripe (mesmo os mais simples), tosse ou resfriados. Consulte seu médico antes de ingeri-los. Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamães podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquiagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos. Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.
6ª semana:
Embrião: agora mede entre 2 e 4mm. Nesta fase já se pode ver o coração bater através da ultra-sonografia, embora seja apenas um tubo minúsculo. O embrião apresenta uma espécie de cauda, que o torna nada aparente com a forma humana. Gestante: começa a se sentir mais sonolenta e cansada. Os seios pesam e ela começa a apresentar enjôos e náuseas. Deve tomar cuidado com a alimentação tanto no que diz respeito à quantidade quanto à qualidade. O ideal é que você consuma mais alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas, evitando carboidratos. Produtos enlatados, doces e massas podem causar gases e queimação no estômago, sendo assim, evite-os também. Nesta fase, você vai ter desejos por alguns alimentos e repulsa por outros, chamamos isso de malácia. E o mais importante: beba muita água, pois além de hidratar o organismo, ela provoca urina excessiva que acaba por liberar toxinas do seu corpo. Bastante leite também é aconselhável. Cuide da hidratação da sua pele desde já para evitar estrias, mas nunca use cremes com ácido retinóico.
7ª semana:
Embrião: já é possível visualizar a íris, as narinas, dois pontos escuros em lugar dos olhos e uma abertura que será a futura boca. O cordão umbilical começa a crescer. Internamente começam a se formar a glândula pituitária, fibras musculares, intestinos, pâncreas e um desenho do que serão os pulmões. Gestante: forma-se uma camada de coágulo dentro do colo do útero que protegerá o nenê e que se desfaz apenas no trabalho de parto. Nesta fase, a região em torno dos mamilos começa a escurecer como sinal da produção de leite. Sua gengiva vai estar mais sensível, mas isso é normal, apenas não descuide da escovação (prefira escovas com cerdas macias) e das visitas ao seu dentista. O ideal é que você faça a escovação depois do desjejum para evitar náuseas. Devido ao aumento hormonal, podem surgir manchas ou sardas nas unhas, que desaparecerão, ou não, mais tarde. Se isso acontecer procure seu dermatologista. Nesta época, sentir calor e transpirar em excesso é normal. Para sua saúde e do nenê, não use qualquer tipo de tintura para cabelos, produtos colorantes ou com muita química. Se tiver animais de estimação como gatos, prefira que outras pessoas cuidem deles. Caso não seja possível, utilize luvas de borracha e evite entrar em contato com as fezes do animal, pois elas transmitem a toxoplasmose, responsáveis por defeitos e malformações do nenê.
8ª semana:
Embrião: nesta fase ele mede entre 5 e 13mm com um peso de mais ou menos 0,8g e já tem membros superiores e inferiores. Logo depois inicia-se a formação dos dedos das mãos, dos pés e da placa dentária. Gestante: o útero começa a aumentar e as náuseas também. Por isso, quando sentir que as ânsias vão começar, procure distrair seu pensamento dos alimentos que lhe causam essas sensações. Geralmente elas ocorrem pela manhã, no desjejum, então, procure comer uma bolacha de água e sal antes de se levantar da cama.
9ª semana:
Embrião: a cabeça está maior que o corpo e os olhos continuam cobertos com uma membrana palpebral. Nesta fase ele já tem uma aparência mais humana, pois sua cauda fica cada vez mais curta e seu corpo cada vez mais longo. Aqui você já percebe a formação do pescoço e dos genitais, embora ainda não dê para determinar o sexo. Gestante: a pele torna-se mais lisa e os cabelos mais oleosos, devido ao valor máximo do HCG, hormônio da gravidez. Seus seios estão bem maiores nesta época, por isso, não deixe de lado a hidratação e os exercícios para desenvolver os mamilos. A partir daqui, você poderá ter algumas tonturas passageiras comuns a todas as mamães. As náuseas ainda são presentes e sua gengiva ainda está muito sensível por isso, procure seu dentista para descartar a possibilidade de uma gengivite. Uma boa dica para acabar com o excesso de salivação, caso ainda ocorra, é alimentar-se de 2 em 2 horas e, entre estas refeições, comer alguma fruta cítrica.
10ª semana:
Embrião: esta é a fase final do período embrionário e início do período fetal, onde são produzidos aproximadamente 250 mil neurônios (células nervosas) por minuto. O coração está totalmente desenvolvido. A aparência é cada vez mais humana e os dedinhos dos pés e mãos já são vistos separados. Os botões gustativos que aparecem na boca, responsáveis pelo paladar também se formam nesta fase. A estrutura básica do corpo do nenê está toda pronta, agora é só esperar seu crescimento e maturação. Gestante: você começa a perder a cinturinha, mas isso não é sinal de gordura e sim de gravidez. Então, providencie roupas mais larguinhas e confortáveis para esta fase. Continue se cuidando como fazia antes de ficar grávida. Sinta-se atraente, pois isso só faz contribuir no relacionamento do casal. Nunca faça do seu mal-estar ou falta de tempo, um motivo para relaxar na hora dos cuidados com a beleza. Procure também não usar da autopiedade para satisfazer suas carências emocionais, isso não resolve. Lembre-se que estar grávida, mais que um estado físico, é um estado de espírito mágico, por isso faça um esforço para driblar qualquer desconforto que possa aparecer para que tudo fique mais fácil. Encare todos os sintomas, tanto físicos, quanto emocionais, como parte do processo e com toda naturalidade possível. Assim vai acabar sentindo os acontecimentos incômodos de uma forma mais leve.
11ª semana:
Feto: está com medidas médias entre 44 e 60mm, pesando 8g. A cabeça equivale metade do comprimento do corpo. A transformação é muito rápida nesta semana. Seus dedinhos começam a ter unhas e as orelhas estão bem mais formadas. Aumentam os vasos da placenta e com isso a capacidade de nutrir o feto. Gestante: nesta época você pode sentir mais calor, pois há um aumento do volume sangüíneo. A gravidez está bem mais aparente e agora seu útero vai crescer rapidamente. Algumas gestantes começam a ganhar peso além do normal, outras não, mas acima de tudo, preocupe-se em manter sempre uma alimentação saudável. Faça uma dieta rica em verduras (em especial as que possuem ácido fólico), frutas, legumes, grãos e alimentos ricos em vitaminas (como a carne). Beba água e leite à vontade. Mas lembre-se, você não precisa comer por dois. O recomendável é que você faça sua alimentação diária de 3 em 3 horas, sem exageros e se possível, sempre nos mesmos horários. Você pode perceber algumas mudanças na textura dos cabelos, que talvez fiquem mais grossos, e nas unhas, que podem ficar mais resistentes.
12ª semana:
Feto: os riscos de aborto diminuem. Nesta fase as estruturas estão todas prontas, por isso sem muitas novidades. Mas o processo de desenvolvimento e maturação do corpo do nenê continua. Seus ossos começam a se formar a partir das estruturas cartilaginosas e os folículos capilares onde se produzirão os pêlos e cabelos também já estão presentes neste período. A glândula pituitária, localizada no cérebro, começa agora a produzir hormônios. Os intestinos já estão no lugar certo do abdome e os rins já produzem urina. Gestante: a partir daqui, os enjôos tendem a parar e sua gravidez ficar mais tranqüila. Talvez seu útero cresça mais em um curto espaço de tempo, como sair dos 7cm originais e chegar aos 40, podendo ter seu peso aumentado de 70 para 1100g, até o fim da gravidez. Mas lembre-se: um abdome mais projetado meses após o parto é conseqüência do estiramento dos feixes de músculos que foram pressionados pelo útero e também pelo nenê. Esta semana marca o fim dos riscos de aborto espontâneo.
13ª semana:
Feto: está praticamente formado e então inicia-se a maturação dos órgãos. O nenê começa a urinar o líqüido amniótico (líqüido da "bolsa das águas") que engole e que se renova a cada 3 horas. A cabeça está num ritmo de crescimento menos acelerado do que o corpo, para que ambas as partes fiquem em tamanhos proporcionais. Os olhinhos começam a ficar mais centralizados no rosto. As orelhas, o nariz e a boca também já estão bem alinhados no mesmo. Com os órgãos genitais bem desenvolvidos, talvez, com sorte, você consiga ver o sexo do nenê. Este é um período em que ele começa a ter mais controle sobre seus movimentos, podendo levar as mãos até a boca. Gestante: os hormônios começam a se estabilizar e a gestante sente-se com mais energia e equilíbrio agora. Nesta fase já se observa em algumas mulheres o surgimento do colostro, um líqüido grosso e amarelado que antecede o leite. Sua pele começa a esticar e é neste momento que você deve se preocupar com as estrias. Hidrate-a bastante (o ideal seria você fazer isso antes mesmo que as estrias apareçam) e se sentir umas coceiras em lugares específicos do corpo como quadris, ao redor do umbigo, barriga e nas laterais das coxas, não se entregue à tentação. Estas rachaduras na pele em maior ou menor grau ainda não têm cura, por isso, cuide-se ao máximo. Previna-se também contra as famosas varizes que possam aparecer usando meias elásticas, evitando saltos altos e calças apertadas, e se você trabalha, procure colocar suas pernas sob outra cadeira por algumas horas no dia. Mas nunca confunda o inchaço natural das veias, com varizes. Isso acontece por causa do aumento do volume sangüíneo. O melhor que você tem a fazer é praticar exercícios, pois além de facilitar o momento do parto eles vão lhe ajudar a ter de volta, o corpo que você tinha antes da gestação. Você pode praticar exercícios leves como, natação, hidroginástica ou caminhadas, mas lembre-se sempre de consultar seu médico antes.
14ª semana:
Feto: começam a aparecer neste período as bochechas e o nariz, e a glândula tireóide começa a produzir hormônios. Surge também a lanugem, uma espécie de pelugem que cresce por quase todo o corpo do nenê com a finalidade de proteger sua pele. Parte dela desaparece depois do nascimento. Ele tem cerca de 14cm e 25g. Seus olhinhos ainda permanecem fechados. Nos meninos surgirá a próstata e nas meninas aparecerão os ovários. Com sorte, talvez seu médico consiga detectar o sexo do nenê. Gestante: comece a procurar as maternidades. Nesta fase, a freqüência cardíaca aumenta e você sente seu coração bater mais forte e mais rápido. Sua pele começa a melhorar e pode surgir na barriga uma linha mais escura que se chama "Línea Negra", que vai do umbigo ao osso púbico. Ela aparece por conta do excesso de melanina produzida pela placenta e desaparece logo depois do nascimento do nenê. Na hora de fazer a depilação não use produtos químicos. Pode haver um aumento da retenção de líqüidos na gravidez, mas não se preocupe, isso é normal, pois os rins (assim como outros órgãos) estão funcionando com mais dificuldade por conta da sobrecarga. Se suas mãos e pés incharem muito, procure um médico, pois pode ser excesso de sal na sua alimentação.
15ª semana:
Feto: desenvolvem-se cílios e sobrancelhas. Agora ele está mais móvel e flexível, podendo movimentar os braços (do ombro ao pulso), abrir e fechar as mãos e até mesmo dar algumas cambalhotas na água. A estrutura óssea se solidifica graças a maior retenção de cálcio. A partir daí, forma-se então a medula. Ele tem cerca de 16cm e agora pesa em torno de 50g. Gestante: fica visível o aumento das medidas e o recomendável é que você não use roupas apertadas, principalmente se você trabalha sentada. Portanto, vá às compras (preferindo peças com tecidos elásticos) ou assalte o armário do seu parceiro. Talvez sinta mais calor e transpire mais, mas isso é normal, pois seu coração está trabalhando mais para gerar oxigênio e sangue para o nenê.
16ª semana:
Feto: está completamente formado. Tem em torno de 18cm e pesa cerca de 80g. O rosto do nenê está totalmente formado e ele já começa a fazer caretas. Agora seus cabelos são visíveis. Sua pele é tão fina que, por translucidez, já se vêem os ossos. Gestante: devido à produção de leite, os seios crescem mais, ficam mais pesados e quentes. Você está entrando no 4º mês de gestação. Por conta dos desconfortos do 1º trimestre algumas mulheres perdem o apetite sexual, mas agora começa um período mais tranqüilo e você poderá voltar ou até mesmo intensificar as atividades sexuais com seu parceiro. Não se preocupe com a segurança do nenê, pois o ato sexual é normal, a não ser que seu médico tenha lhe recomendado abstinência. Para as mulheres que já não sentem mais enjôos, o apetite agora vai ser redobrado, por isso, fique ligada na quantidade e qualidade dos alimentos que vai ingerir. O recomendado é que, entre as refeições, você consuma alimentos com baixas calorias como cenoura, iogurtes, sucos e frutas.
17ª semana:
Feto: sua evolução esta semana fica por conta do desenvolvimento do sistema circulatório e das camadas de gordura (tecido adiposo), muito importante para a temperatura e metabolismo do corpo. Seu sexo está totalmente visível e suas brincadeiras agora é com o cordão umbilical, que ele puxa, segura e aperta. O nenê tem cerca de 19cm e pesa aproximadamente 100g. Nesta fase ele aprende as coisas muito rápido e já consegue ouvir alguns sons externos, por isso, converse com ele algumas vezes, cante ou ouça músicas suaves desde já. Gestante: Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial. No primeiro caso, deite a cabeça para trás, enrole um gelo num pano e coloque-o sobre o nariz. Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, testa ou buço). Para esse problema ainda não foi encontrada solução, mas para evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê.
18ª semana:
Feto: tem cerca de 21cm e pesa em torno de 150g. Já houve o próprio coração e o som do sangue que flui no cordão umbilical. Ele já sente seus carinhos na barriga e seus olhos estão sensíveis à luz. Como tem bastante espaço, já faz acrobacias, cruza as perninhas e se senta. Gestante: fase em que você já sente bastante os movimentos do nenê. Ele já responde a estímulos sonoros e mecânicos. Talvez você sinta um pouco mais de cansaço na hora dos exercícios agora, pois a barriga começa a pesar mais e o útero cresce, pressionando muito os outros órgãos. Você vai começar a urinar mais vezes e talvez sinta dores agudas, queimações ou até mesmo, dor nas costas. Se acontecer, procure seu médico, pois podem ser sintomas de infecção urinária ou renal. Qualquer sintoma diferente e urgente, procure seu médico o quanto antes possível. Talvez você comece a sentir dificuldade na hora de encontrar a melhor forma para dormir, então fique de lado e coloque um travesseiro entre as coxas. Assim é melhor para você e para o nenê, pois dormindo de costas o peso do útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes, como a aorta que corre atrás do seu abdômen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e pastes do seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição. Dormir de bruço põe muita pressão sobre o útero em crescimento, não é recomendável a partir de agora.
19ª semana:
Feto: agora ele chega aos 23cm (no máximo), chegando a pesar 200g aproximadamente. Neste período seu cérebro está em pleno desenvolvimento, formando neurônios que se ligam ao restante do corpo. Botões de dentes de leite e permanentes começam a apontar por baixo das gengivas. Gestante: tem dificuldade em manter a postura ereta já que, com o peso da barriga há uma mudança do eixo da gravidade da coluna. Seria bom que você já começasse os preparativos para o enxoval e o quartinho do nenê. Tente adiantar seus afazeres o máximo possível no segundo trimestre, porque no terceiro você vai estar com menos disposição para qualquer coisa.
20ª semana:
Feto: tem cerca de 25cm e pesa em torno de 250g. Nesta fase os cinco sentidos do nenê estão totalmente desenvolvidos: tato, paladar, audição, olfato e visão. Algumas glândulas podem secretar o vernix, uma substância esbranquiçada que recobre toda pele do feto para protegê-la do líqüido amniótico. Com base no comprimento, peso e desenvolvimento do nenê, através da ultra-sonografia feita esse mês, talvez seu médico marque a data mais provável para o parto. Gestante: Este é o período em que seu útero cresce cerca de 1cm por semana, provocando algumas dores no abdome. Lembre-se sempre que, mesmo sua freqüência urinária tendo aumentado muito, você não deve deixar de ingerir bastante líqüido por dia para hidratar bem seu corpo e liberar toxinas. É importante lembrar também que, dependendo da posição, seu médico vai conseguir ver o sexo do seu nenê ainda esta semana. A partir daí, é só alegria! Menina ou menino, nas Lojas Cadê o Nenê? você encontra os melhores produtos para começar a decorar o quartinho do seu nenê do jeito que você quiser. Então aproveite esta descoberta maravilhosa para nos fazer uma visita e antecipar suas compras!
21ª semana:

Feto: mede aproximadamente 26cm da cabeça aos pés e pesa em torno de 350g. Nesta fase suas pálpebras ficam, na maior parte do tempo, entreabertas. O sistema digestivo já permite que ele engula o líqüido amniótico e solte resíduos que vão para o intestino grosso. A audição se aperfeiçoa e agora ele pode ouvir tudo: sua voz, os batimentos cardíacos, o barulho da corrente sangüínea, seus choros, brigas e risadas. Gestante: período que podem surgir algumas fisgadas no nervo ciático, que geralmente são dores quentes e agudas na parte mais alta de uma das nádegas, acompanhadas ou não de repuxamento em uma das pernas. Uma dica para amenizar essa dor é deitar-se de lado em cima da perna boa e encolher a perna afetada. Abandone os saltos. Prefira calçados com salto amplo e de no máximo 3cm de altura. Se você ainda não começou, já pode procurar um curso para gestantes, pois além de ser útil para você, esta é mais uma maneira do seu parceiro aprender mais sobre ser um bom papai.
22ª semana:
Feto: fase em que ele já faz bicos, boceja e sorri mesmo contra sua vontade. Externamente ele é um nenê normal, mas bem mais magrinho, com excessos de pele que vão se formando rugas. Agora ele mede 28cm e pesa aproximadamente 400g. Gestante: continue hidratando seu corpo contra as estrias. Este é um período que a tendência a tê-las aumenta muito. Talvez você sinta um certo desequilíbrio corporal devido à curvatura da coluna vertebral, mas isso é normal. Se porventura tiver câimbras nas pernas, faça massagens vigorosas na hora da crise para que seu sangue volte a circular normalmente e se possível, dê alguns pulinhos nas pontas dos pés. Se você estiver bem disposta vá antes do parto na maternidade escolhida para se familiarizar com o local. Ah! Se você quiser, já pode começar a escolher o nome do seu nenê aqui no nosso site mesmo!
23ª semana:
Feto: mede da cabeça aos pés em torno de 30 cm e pesa aproximadamente 450g. Sua pele está muito mais densa e avermelhada e ele continua ganhando camadas de gordura que funcionam como preenchimento das ruguinhas. Período que brinca com tudo que o cerca como o cordão umbilical e também flexiona muito os músculos. Continua treinando os intestinos quando engole e solta o líqüido amniótico. Gestante: período que aparecem as contrações de Braxton Hicks (uma forma de endurecimento momentâneo da barriga) que são indolores, irregulares e desaparecem à medida que o nenê se movimenta, mas essas contrações são diferentes das que você terá quando entrar em trabalho de parto. Sua barriga está pontuda e indisfarçável por isso, talvez ouça muitos comentários ou "palpites" das pessoas que já tiveram nenê sobre o provável sexo do seu. Mas não leve em consideração a experiência de ninguém, pois uma gravidez nunca é igual à outra. E nunca se esqueça: tome muita água e faça bastante repouso. Na hora de dirigir use sempre o cinto de segurança.
24ª semana:
Feto: neste período ele consegue perceber e ouvir tudo o que acontece no corpo da mamãe e tudo que está à sua volta como, ouvir o barulho de conversas, músicas e até de carros. Agora seus movimentos estão bem mais fortes e ele está totalmente formado. Ele tem cerca de 31,5cm de altura e pesa em torno de 540g. Gestante: agora você entra no 6º mês de gravidez. Talvez sinta má digestão por conta da pressão que o útero faz sobre seu estômago, mas também é normal. Aproveite este momento em que você ainda está disposta para providenciar as coisas: documentação para o hospital, para o registro da criança, enxoval, malinha e decoração para o quarto. Há dois casos que se ocorrerem você deve avisar seu médico imediatamente: o primeiro é se as contrações de Braxton Hicks ultrapassarem 3 horas e o outro é se você tiver secreção muito líqüida (mas não confunda com o corrimento normal).
25ª semana:
Feto: os pulmões e o cérebro começam a se desenvolver rapidamente. Tem cerca de 33,1cm de altura e 700g. O espaço para suas travessuras dentro da barriga da mãe está se acabando e, na maioria das vezes, esta é uma fase em que ele já se encontra de cabeça para baixo. Seu paladar continua se desenvolvendo e o sabor do líqüido amniótico que ele engole varia de acordo com o alimento que você ingere. Gestante: o útero já está do tamanho de uma bola de futebol, por isso, para a maioria das gestantes o desconforto aumenta. Aparecem câimbras, dores nas pernas, inchaços, dores nas articulações, costas e quadris. A dificuldade para respirar, dormir e digerir alimentos aumenta. Para evitar as estrias no seio, além de muita hidratação, use sutiãs que os sustentem bastante, com alças largas, sem arames e que não aperte. Evite usar roupas com tecidos sintéticos ou com rendinhas, porque pode causar coceiras. Talvez você sinta um pouco de insônia, normais neste período em que não consegue encontrar uma posição boa para dormir. Se o nenê estiver muito agitado em qualquer hora do dia, alise sua barriga para acalmá-lo. Na hora de tomar leite, prefira o desnatado que possui mais cálcio.
26ª semana:
Feto: agora ele está mais gordinho, com menos rugas e tem os olhos bem abertos e as feições definidas. O interessante é que alguns estudos mostraram que ao colocar luz perto de um dos lados da barriga da mãe, ele tende a virar a cabeça para este lado, pois já possui nervos óticos. Tem cerca de 34,5cm de altura e pesa aproximadamente 800g. Gestante: verifique se a maternidade que você escolheu permite a presença do pai na hora do parto. É essencial que você veja isso com antecedência. Se estiver tendo muita azia, evite frutas ácidas como abacaxi, kiwi e laranja. Diminua os temperos e aumente as verduras e legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral. Agora o intervalo entre uma consulta e outra será de duas semanas.
27ª semana:
Feto: faltam apenas 13 semanas para o nascimento, mas se por ventura ocorrer um parto prematuro, seu nenê tem 85% de chance de sobreviver se estiver bem protegido por uma incubadora, pois nesta fase ele ainda tem pouco tecido adiposo. Tem 35,8cm de altura e pesa 1000g. Gestante: a taxa de colesterol aumenta já que é necessário à produção de progesterona (um dos hormônios da gravidez). Seu nenê terá um desenvolvimento que exige que você cuide melhor da sua alimentação, ingerindo mais nutrientes. Seu médico talvez receite algum suplemento vitamínico, mas no caso de ocorrer obstipação intestinal (intestino preso) por conta do mesmo possuir muito ferro, avise-o imediatamente para que ele troque a medicação. Uma boa dica é comer três damascos secos por dia, incluir um pouco de azeite de oliva na sua dieta e deixar uma ameixa preta de molho em um copo com água por uma noite e depois fazer um suco com essa água, a ameixa e um mamão. Isso tudo auxilia o bom funcionamento do intestino. Talvez sua sexualidade fique um pouco comprometida nesta fase, pois seus seios estão muito pesados e produzindo colostro. Isto vai deixar seu corpo cheio de dores e provavelmente mais cansada que o normal. Caso esta situação te incomode, converse bastante com seu companheiro para encontrar outras formas de carinho neste momento delicado. Mas lembre-se: seu nenê está bem protegido pelo líqüido amniótico.
28ª semana:
Feto: está com os cabelos mais compridos e tem cerca de 37,1cm de altura e pesa em torno de 1100g. O cérebro tem um desenvolvimento destacado nestas últimas semanas. Estudos mostram que neste período os nenês começam a sonhar. Gestante: você está entrando no 7º mês de gravidez. Seu médico poderá querer fazer um toque vaginal, para verificar se o colo uterino não está com alguma dilatação, o que acarretaria uma ameaça de trabalho de parto prematuro. Se você trabalha, já cogitou a idéia da licença-maternidade na empresa? Você pode sair um mês antes do dia do parto. Tente repousar por estes últimos dias. Se por acaso sentir palpitações aceleradas ou suas contrações ultrapassarem 5 horas, procure seu médico urgente. Abandone qualquer tipo de trabalho que exija muito esforço físico, pois seu corpo já está sobrecarregado demais e seus ossos mais frágeis. E lembre-se: quando for arrumar o quartinho do nenê, peça ajuda a alguém. Falando nisso, o que você acha de começar a decorá-lo agora? Visite as Lojas Cadê o Nenê? e compre produtos das melhores marcas em condições super especiais!
29ª semana:
Feto: a principal atividade agora é acumular gordura para garantir energia após o nascimento. Os cabelos crescem nesta fase e ele tem cerca de 38,4cm de altura, pesando 1250g aproximadamente. Também abre e fecha os olhos quando quer e agora pode começar a ter alguns soluços. Gestante: Quando ouvir experiências de outras mulheres que já têm filhos, antes de ficar criando fantasmas na cabeça, procure seu médico e esclareça suas dúvidas. Tente anotá-las para não esquecer de nada na hora. Talvez você se sinta bem gordinha e note uma diferença grande nas suas roupas e sapatos antigos, mas não se preocupe. Estas mudanças são naturais no período de gestação. Após o nascimento do nenê suas medidas tendem a voltar ao normal.
30ª semana:
Feto: pesa em torno de 1.400g e mede aproximadamente 40cm. Sua respiração é ritmada e ele continua engordando. Gestante: aumentam as chances de um trabalho de parto prematuro. Se você não faz o curso para gestantes, peça ao seu médico dicas sobre massagens e exercícios que aliviam as cólicas do trabalho de parto. Preocupe-se com sua postura nesta fase, pois seus músculos das costas estão bastante frouxos e seu centro de gravidade mudou. Tenha cuidados especiais também na hora de levantar-se da cama: primeiro coloque os pés no chão, depois apoie-se no braço e levante-se com o auxílio da outra mão. Isso vai ajudar a não sobrecarregar sua coluna vertebral. É bom lembrar também que na hora de se abaixar, você só pode flexionar os joelhos. Seus alimentos diários neste período precisam ter bastante vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. Se na sua casa tiver escadas, esqueça-as por alguns dias. Se o seu parto for cesária, é importante que após o nascimento do nenê você tenha alguém sempre por perto para ajudar.
31ª semana:
Feto: os órgãos internos estão praticamente maduros faltando apenas o aparelho respiratório que ainda se aprimora. O nenê tem cerca de 41,5cm de altura e pesa em torno de 1600g. De acordo com seu crescimento, a quantidade de líqüido amniótico diminui. A placenta tem um papel muito importante que é o de filtrar o sangue, evitando assim, a chegada de algumas doenças. Gestante: aquela azia que você estava tendo há algumas semanas atrás pode piorar por conta do crescimento do nenê, que acaba ocupando quase todo o espaço do abdome, tornando sua digestão mais lenta. Uma dica: ande um pouco depois das refeições para melhorar a sensação de mal-estar caso venha sentir. Talvez o papai apresente sintomas iguais aos seus: enjôos, desejos, cansaço, etc., ao mesmo tempo que outros podem ter uma reação de afastamento por conta do ciúmes. Neste último caso, ele acredita que o filho tirou a disposição, a atenção, o carinho e o tempo que a mulher antes só era dele. Tenha paciência nestes momentos e tente integrá-lo em tudo que envolva você e o nenê.
32ª semana:
Feto: talvez ele esteja de ponta cabeça, na posição correta do nascimento e seus pés poderão pressionar suas costelas, causando-lhe um certo desconforto. Agora está pesando 1800g aproximadamente e tem cerca de 43,6cm de comprimento. Nesta fase ele se movimenta com menos freqüência, mas com um pouco mais de força do que antes. Sua pele já tem a pigmentação de acordo com a tendência genética. Gestante: procure se posicionar sempre com a coluna ereta. O osso pubiano (fica embaixo dos pêlos púbicos) é composto por duas partes que estão sempre bem encaixadas, mas agora este encaixe está mais solto para melhorar a saída do nenê. Quanto ao tipo de parto, não se preocupe pois, se durante a gravidez seu médico achar que a cesária é inevitável, lhe avisará com antecedência. Se no seu caso a cesária for inevitável, seu médico definirá durante a gravidez e lhe avisará com antecedência, não se preocupe. Como toda mulher, você não está livre de um parto prematuro, por isso, procure deixar tudo em ordem, caso tenha que ir para maternidade antes da hora e não faça nenhuma viagem a partir de agora sem a autorização do seu médico, por mais curta que seja.
33ª semana:
Feto: tem cerca de 43,6cm de comprimento e pesa em torno de 2000g. Ele pode se movimentar muito ou nada nesta fase. Se esta situação permanecer assim por mais de 4 horas, avise seu médico imediatamente. Gestante: você poderá ter sonhos estranhos que também são normais. O nenê está se encaixando na pélvis aos poucos para o nascimento, isso faz com que sua respiração e cansaço diminuam. Mas durante o dia procure descansar sempre que puder para acumular energia para a hora do parto. Agora, as consultas ao médico são quinzenais.
34ª semana:
Feto: continua se posicionando para o nascimento. Tem cerca de 44,8cm de altura e pesa em torno de 2.250 a 2.300g. Os ossos de sua cabeça neste período ficam mais flexíveis e relaxados para sua passagem na hora de vir ao mundo. Pode acontecer também do seu nenê não estar bem posicionado, ficando sentado ou até mesmo atravessado, mas seu médico estará acompanhando isso com calma e tomará providências para que você e o nenê não tenham maiores complicações. Em alguns casos, ele só se posiciona na hora que a mamãe está na maternidade. Gestante: aumenta o inchaço na virilha por congestão sangüínea devido ao peso e movimentos que o nenê ainda faz. Para alívio de seus pulmões, o nenê já está atrás do osso pélvico, portanto sua respiração fica mais fácil. Em contrapartida, talvez isso cause dificuldades para você andar. Fique atenta às contrações no útero nesta fase para aprender a diferenciar as de Braxton-Hicks daquelas que marcam o início do trabalho de parto (que são dolorosas, duram no máximo 40 segundos e vão ficando mais próximas umas das outras). Se você perceber secreção aquosa, comunique seu médico, pois poderá estar perdendo líqüido amniótico e isso é ruim para o nenê. Seus pés ainda estão inchando muito? Tome mais líqüidos do que o normal. Mudanças de humor e irritabilidade neste período são normais.
35ª semana:
Feto: tem cerca de 45cm de altura e pesa em torno de 2.500 a 2.600g. A gordura já preencheu quase todas as suas ruguinhas e agora ele adquire uma forma mais arredondada. Gestante: cante bastante para ele nesta fase e perceba após o nascimento que, enquanto você canta a mesma canção do período de gestação, ele vai demonstrando reconhecimento. Os maiores desconfortos agora são nos quadris e na região pélvica. O bom mesmo seria se você fizesse bastante repouso e massagens de vez em quando. Sua circulação sangüínea está meio lenta, por isso, eleve suas pernas e pés quando sentir dormência. Talvez você sinta muita ansiedade também, por isso, converse com seu parceiro sobre o assunto e peça a ele que não entre no mesmo clima que você.
36ª semana:
Feto: tem cerca de 47cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa em torno de 2.700 a 2.900g. Já está totalmente desenvolvido e alguns estudos comprovam que ele já chora dentro do útero. É curioso como ele faz caretas quando sente um gosto ruim que recebe através do líqüido amniótico. Isso ocorre porque a mamãe ingeriu algum alimento estranho para ele. A maioria dos nenês dormem durante o dia e ficam acordados a noite. Isso acontece por causa do movimento diurno da barriga da mãe que o deixa relaxado e pronto para descansar. Talvez seja por isso que os recém-nascidos dormem muito durante o dia e incomodam um pouco a noite. Nesta fase a cabeçinha dele talvez esteja fazendo um pouco de pressão no colo do seu útero, mas faz parte do treinamento para o nascimento. Gestante: você está entrando no 9º mês de gravidez e agora as visitas ao médico devem ser semanais. Agora sua freqüência urinária, que já estava alta, se intensifica. Por isso, aumente a quantidade de líqüidos durante o dia.
37ª semana:
Feto: agora ele tem cerca de 48,4cm de comprimento e pesa aproximadamente 3000g. Ele já consegue sobreviver fora do útero sem aparelhos, pois seus pulmões já estão completamente desenvolvidos. Se o seu caso for cesária, pode ocorrer "pulmões encharcados", que se trata do acúmulo de líqüido que só é eliminado em parto normal. Mas não se preocupe se isso acontecer, pois seu nenê ficará em uma incubadora até melhorar. Gestante: a partir de agora, se o seu parto não for cesária, o nenê poderá nascer a qualquer momento, portanto, é de extrema importância que você tenha alguém sempre por perto para levá-la até a maternidade. E lembre-se: na sua malinha precisam estar os documentos necessários exigidos, o telefone do seu médico e os das pessoas que você gostaria que fossem avisadas após o nascimento. Nesta etapa você poderá ter eliminado o tampão mucoso sem perceber e o colo do útero ter dilatado. Por isso, aí vai um alerta: não entre no mar ou piscina, pois poderá contrair infecções. Com base na posição do nenê, seu médico já deve estar analisando também qual será o melhor tipo de parto para o seu caso.
38ª semana:
Feto: está pronto para nascer. Tem aproximadamente 50cm de altura e pesa em torno de 3100g. A maioria dos nenês nascem neste período, por isso, prepare-se para o grande momento. Para sua curiosidade, apenas 5% chegam ao final da 40ª semana. Ele pode nascer com muito ou pouco cabelo, mas na realidade, até os 2 anos de idade isso muda muito. Seus intestinos já têm fezes formadas e após o nascimento, as mesmas são chamadas de mecônio e terão aparência preta ou verde-escura, bem pastosa. Gestante: continue mantendo sua alimentação equilibrada ingerindo muito líqüido, frutas, verduras e legumes. O ritual de repouso que você tinha nas semanas anteriores também deve continuar. Os exercícios para os mamilos também devem permanecer, pois a amamentação é fundamental para o nenê. O leite materno evita alergias, transmite anticorpos (também recebido através da placenta) contra diversas doenças e ajuda na formação dos dentes e musculatura.
39ª semana
Feto: sua pele está rosada e agora mede 50cm no total com 3250g aproximadamente. O acúmulo de gordura nessa fase o ajudará a manter a temperatura do corpo depois do nascimento. Os nenês costumam perder um pouco de peso quando saem da maternidade, mas recuperam facilmente depois. Gestante: treine exercícios de relaxamento e respiração durante as contrações indolores. Cuide um pouco mais de você nesta fase, pois poderá ir para a maternidade a qualquer momento. Faça depilação, deixe seus cabelos em ordem e cuide das unhas para ficar com uma aparência mais bonita no dia D. Leve na sua nécessaire, um batonzinho, uma escova de cabelos, um secador e um corretivo para diminuir as olheiras após o parto. Com certeza o papai vai tirar muitas fotos de vocês. Quando estiver no hospital, tire todas as dúvidas possíveis com a enfermeira (principalmente as de amamentação) para não ficar atrapalhada quando já tiver seu nenê nos braços. Se perceber irritação excessiva, ansiedade ou insegurança no seu parceiro neste período, converse com ele e peça-lhe que conte as dúvidas que tem, pois às vezes ele quer muito ajudá-la, mas acaba sentindo-se impotente e de vez em quando, bastante sozinho.
40ª semana:
Feto: se ele ainda não veio ao mundo até agora, vai estar com 50cm de altura, pesando aproximadamente 3400g. Neste período seus movimentos diminuiram e ele está pronto para nascer. Gestante: o trabalho de parto demora em torno de 8 horas. O processo completo de parto normal envolve contrações, dilatação do colo do útero e o rompimento da bolsa d'água, mas talvez isso não aconteça nessa ordem. Se você tiver 5 contrações em 10 minutos e ainda não tiver eliminado o tampão sangüíneo que alerta a dilatação do colo uterino, poderá acontecer agora. Por isso, fique bem preparada. Mas se o nenê ainda não estiver pronto para nascer, seu médico vai pedir que você espere até a 42ª. Daí pra frente então, é só alegria! Parabéns pela chegada do seu nenê e aproveite ao máximo a presença desta nova vida em família!