quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Diário da Minha Gravidez


Este livro está repleto de conselhos práticos e fidedignos para garantir que os noves meses são realmente especiais. Muitas informações para orientar a futura mamã durante a gravidez e espaço para fazer anotações e guardar fotografias. À medida que regista os seus pensamentos e sentimentos sobre este fantástico momento, este livro transforma-se num diário pessoal.
Não tenho escrito com a regularidade que gostaria, mas tenho de ver se vou actualizando! ;)

16 semanas


Ainda que com "sotaque brasileiró" vamo vê que djizem dessa sêmana... ;)

"Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões. "

Ai o(a) malandro(a)... já danado(a) para a paródia! ;)

Supostamente, deves ter esta aparência!

A tua primeira história...



“Peter Pan, a criança centenária" de James M. Barrie

Por DIEGO ARMÉS DOS SANTOS

Vive na Terra do Nunca, tem uma amiga que é uma fada e é odiado por um pirata. Peter Pan é um rapazinho invulgar e o herói desta história, que já celebra 100 anos.
“Todas as crianças crescem, excepto uma. ”Quem não conhece Peter Pan, o rapazinho endiabrado, que teima em não crescer e que vive, na companhia da fada Sininho, num mundo de fantasia chamado Terra do Nunca? A história de Peter transformou-se num dos maiores clássicos da literatura infantil de todos os tempos. Aliás, hoje em dia, Peter Pan já não habita apenas as páginas do romance do dramaturgo e novelista escocês Sir James Matthew Barrie, pois são vários os filmes, séries televisivas e desenhos animados queretratam as aventuras da personagem. Ora, o que poucos imaginarão ao olhar para a aparência infantil e cheia de frescura de Peter Pan é que este menino já é centenário.
A personagem surgiu pela primeira vez no romance de J.M. Barrie “The Little White Bird” (“O Pequeno Pássaro Branco”), em 1902. Trata-se, no entanto, de uma aparição fugaz numa história em que o protagonista passeia com um rapazinho e lhe conta a história de uma criança que não quer crescer. O real nascimento de Peter Pan, que faz dele o centro de todas as atenções, é a peça de teatro infantil com o seu nome, que sobe ao palco em 1904, em Londres. Ainda assim, Peter seria imortalizado apenas sete anos mais tarde, aquando da edição em livro do romance infantil “Peter and Wendy”, que resulta de uma adaptação da peça de teatro, feita pelo próprio J.M. Barrie.
O elixir da juventude
Qual será então o segredo de Peter Pan para não crescer nem envelhecer, apesar da idade já avançada? Trata-se de uma personagem peculiar, bem mais complexa do que as suas aventuras fantasiosas e cheias de acção poderão sugerir. Peter Pan não é apenas uma personagem que não quer crescer, pois todas as crianças que o acompanham também não se querem tornar adultos.
O que faz dele especial é o facto de ter consciência do que implica crescer e, por isso mesmo, se recusar, em absoluto, a fazê-lo. Como? É fácil: esquecendo. Peter Pan limpa da memória tudo o que não lhe interessa, incluindo essa mesma consciência. Ou seja, apaga da lembrança tudo o que não gosta, tornando todas as coisas efémeras e impedindo-as de lhe causar sofrimento ou de lhe fazer falta. Peter Pan é uma espécie de último sobrevivente, aquele que resiste até ao limite, e que usa todos os meios para se manter tal como é. Um objectivo que o leva ao ponto de se esquecer do amor da sua mãe, passando a defender que “todas as mães servem apenas para contar histórias”. Curiosamente, Peter Pan acaba por esquecer- se das próprias histórias que vai vivendo. Para saber o que fez no passado, vê-se obrigado a ouvir as histórias contadas por raparigas que, como Wendy Darling, fazem o papel de sua mãe. Claro que, pouco tempo depois de ouvir as histórias, Peter vai esquecer-se delas novamente. E assim sucessivamente...
As fadas também morrem
No livro de J.M. Barrie, conhecemos Peter Pan através de Wendy, uma rapariga que vive com os pais e os dois irmãos mais novos que, certo dia, são visitados por Peter Pan e pela fada Sininho. Os três pequenos decidem, então, voar com Peter Pan até à Terra do Nunca, na Ilha da Fantasia, juntandose aos “rapazes perdidos”. A partir daí, sucedem-se uma série de aventuras típicas da imaginação das crianças, em cenários difíceis de imaginar por um adulto. As personagens do romance são igualmente exóticas: piratas malvados, liderados pelo Capitão Gancho, inimigo de Peter Pan, que perdeu a mão direita quando um crocodilo (que tem um despertador na barriga) a comeu. Há também os índios peles-vermelhas, que combatem regularmente com os piratas, em sangrentas batalhas. Além dos animais estranhos, há ainda as fadas, personagens fundamentais para que as crianças possam viver na Terra do Nunca e, por exemplo, voar. A impulsiva Sininho é a mais conhecida de todas, pois acompanha Peter Pan em todas as suas aventuras. Na verdade, todo o ciúme que Sininho sente em relação a Wendy sugere uma interessante paixão da fada pelo herói dos “rapazes perdidos”. Já agora, para quem não acredita em fadas, não se esqueçam de que, de cada vez que alguém diz que não acredita que as fadas existem, há uma delas que morre... É Peter Pan quem o garante!


Faço questão de te contar esta História antes das Mil e Uma que ouvirás... porque:

A Alma de Quem Sonha é Imortal...

A Grande Dúvida

Desde muito nova que sempre fui determinadíssima e segura de mim...
Se dúvidas existissem sobre os mais variados assuntos, nunca se colocou a questão dos nomes que daria "um dia" aos meus filhos.

Primeiro seriam 3.

Criteriosamente por esta ordem:

1ºMeninO
2ºMeninA
3ºMeninA

e Seriam respectivamente

Martim
Maria
Mariana

São desnecessárias explicações, presumo...
Então, porque é que agora, aos 4 meses de gravidez e ainda que não saiba o sexo, as dúvidas são todas e as certezas nenhumas?!?

Há imensos nomes que me agradam... no entanto para o teu Pai todos são terríveis... "ou de Velhos, ou de Cromos..."

Gosto de:

Menino: Martim (obviously); Afonso; Vicente; Duarte; Dinis; Salvador; ....
Menina: Maria; Mariana (hehehehe); Joana; Madalena; Leonor; Constança; Clara; Beatriz; ....
Parece-me que aí vem um desafio....
Tios e Tias... Sugestões?

Um exemplo de Homem e de Pai



"Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos."
Anne Frank


Dedicatória do meu Pai num livro Maravilhoso, que tenho vindo a descobrir..

Por ontem, hoje e amanhã: Obrigada Pai! *

Enxoval Baby Boy/Girl



Como ainda não me deixaste ver o teu género :( , esforço-me por comprar poucas coisas, para não ficares com uma data de roupa "sem salero"...

É realmente um desafio, porque entrar numa loja de criança, é como que entrar num mundo imaginário, onde tudo é perfeito...

Para as Meninas os vestidinhos são uma delícia... as cores femininas, os ganchinhos, as meinhas com bonecada...

Para os Meninos as calcinhas mínimas são uma tentação, os tons mais másculos, as camisinhas...

Roupa de Princesas e Princípes...

*Um sonho*

Todas estas pecinhas comprei com a Prima Carolina, que está radiante com a chegada de mais um Primote!!!

Obrigada Carolina, pela paciência e pelas palavras amigas....

Um Miminho do Pai



No minímo ,muito modesto e humilde... :)

Vê o que te espera... Hihihi

Tia Elisabete e Tia Daniela


As minhas meninas do Trabalho também fizeram questão de presentear o Rebento! ;)

E os sapatos? São uma coisa!!!


Obrigada meninas!

Tia Anita


Tia Anita, Tia Anita, Tia Anita de Loulé... a quem deixaria ela a ... La la la la (Tenho ideia que é Tia Anica, mas o que conta é a intenção)... ;)

Especialmente escolhidos pelo David (7 anos)!

Tantos miminhos!!!

Obrigada Anita e David!

Tia Susana



A Tia Susana, conhecida também por
"Ferreira" é outra das GRANDES Amigas que tenho.


Por vontade dela, estou certa que as Chuchas que te ofereceu saberiam a Jameson ou a Super Bock... ;)


São lindas,não são?
Obrigada Tia Su!

Tia Ana


Um dos primeiros presentes que recebeste foi oferecido pela Anocas.


Uma GRANDE Amiga que insiste que és um Rapaz e que tens de te chamar Frederico (Fred,segundo ela)... é Doida Varrida! ;) Já lhe expliquei que tive um Frederico na escola que andava sempre de ranhoca no nariz e não era assim lá muito limpinho! :)


O Fatinho é lindoooooooo de morrer!!!


Obrigada Tia Ana!!!


O primeiro presente dos Avós


Este presente é para mim muitoooooo especial!


É o primeiro presente que os teus avós te ofereceram...


Faço questão de o guardar para toda a tua vida, para que um dia possas à distância , sentir todo o "calor humano" que ele transmite...


"Os avós representam e são garantia do passado de todos nós, da nossa história familiar. E todos nós sabemos como é importante conhecermos as nossas raízes! Em oposição, vemos as consequências nos “desenraizados”!...

Alguém disse que o mais importante na vida de cada um é aprender a amar. O amor é a chave do crescimento saudável, harmonioso, em segurança psicológica … exige prática e reflexão. Nunca a sociedade “ocidental”, “controlada” e alienada precisou tanto de amor, mas procura o amor fora do amor! Freud e Descartes estão na origem de muitas infelicidades, por acreditarmos neles cegamente, sem espírito crítico!

O amor do avô é diferente do amor da avó, assim como o amor da mãe é diferente do amor do pai. Todos eles são necessários para o referido crescimento harmonioso.

Segundo Erich Fromm, a criança “ama porque é amada”; o amor amadurecido segue o princípio: “sou amado porque amo”.

O amor da avó, à semelhança do amor materno, é incondicional e por isso representa o refúgio quando as coisas não correm bem.

O amor do avô, à semelhança do amor paterno, é um amor condicional, que leva a criança (principalmente a partir dos seis anos) a crescer de acordo com o mundo real, que “socializa” a criança. É um apoio forte na orientação da vida, porque é uma fonte de sabedoria derivada da longa experiência, insubstituível.

Felizes os netos que têm perto os seus avós disponíveis.

Felizes os avós que usufruem da companhia dos seus netos.

Felizes as crianças que crescem na vivência dos pais e dos avós, pois colhem os frutos dos diferentes amores. E como a nossa sociedade seria bem mais saudável e feliz se isto acontecesse com todos!... Será isto possível? Creio que sim, se todos conjugarmos esforços nesse sentido."


É possível.


Obrigada Pais. *

Baú dos Tesourinhos

Apesar de ainda não saber o teu sexo, os presentes vão-se acumulando...
Quando me começo a aperceber, o que começaram por ser "pequenas brincadeiras" de amigas, vão dando lugar a um enxoval (baú dos tesourinhos) já com algumas pequenas (e bem pequeninas!) pérolas...
Nunca é demais agradecer às Amigas que tão cedo fizeram questão de marcar este teu início de vida simbolicamente...

Segundo reza a Lenda, após o nascimento de Jesus, , surgem os Reis Magos provenientes do Oriente, que o visitaram em Belém guiados por uma estrela.
Esta denominação de «Mago», tem conotação de sapiência entre os Orientais ou designa ainda astrólogos, deduzindo-se inicialmente que seriam Astrólogos eruditos.

Isto pensa-se por se contar que terão avistado uma estrela que os terá guiado até onde Jesus nasceu.
Ao invés de um Baltasar, um Belchior, e um Gaspar que representavam todas as raças conhecidas até à data, tens uma série de Tias Magas que também elas te homenagearam e ainda nem nasceste!

Pelo número de prendas deduziu-se quantos seriam, pois ofereceram três presentes:
ouro (Belchior)
incenso (Gaspar)
mirra (Baltasar)

As prendas têm uma simbologia:
- o ouro era somente oferecido a Reis, perfazendo a sua nobreza;
- o incenso, representa a divindade;
- a mirra, simboliza Jesus como Homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.

As tuas Tias terão oportunidade de (caso tenham paciência e queiram,claro) explicar aqui as suas "dádivas"! ;)

Uma metáfora tão engraçada (!) que até uma conhecida operadora da Rede Móvel publicita com os 3 Reis Magos!

"Fui triplicar o saldo da minha Tia a Marrocos..."