terça-feira, 7 de abril de 2009

Curso de Preparação para o Parto


Chegou a hora de iniciar o dito curso.

Já tinha decido fazer aqui http://preeposparto.com/pages/homepage.php, as temáticas são óptimas, os preços andam dentro da média, e existem uma panóplia de workshops para os pais frequentarem antes e depois do parto, bem como um serviço de apoio 24h/dia.Até os avós têm direito a uma aula especial, dedicada a eles. É em Lisboa.
Na clinica onde estou a ser seguida, também têm um curso feito com uma das enfermeiras chefe do Hospital onde vou ter o bebe. O curso iniciou hoje, e depois só há outro quando estiver de 29 semanas. O curso dura 8 semanas, pelo que terminaria já com 37 semanas, o que a meu ver, e contando com surpresas, seria arriscar demais. A enfermeira ligou-me hoje... extremamente simpática, disse-me para começar para a semana, e fazia já este curso que termina quando estiver de 33/34 semanas... bem melhor.

Preferia fazer o de Lisboa, parece-me mais completo, mas o que é facto é que esta enfermeira trabalha no Hospital onde o Martim vai nascer, parece-me bem mais importante...

Portanto: dia 14 lá vamos nós! ;) Todas as terças-feiras das 18h30 às 20h30.

Vida no Ventre - 25 semanas

25 Semaninhas

Você está grávida de 25 semanas completas, ou seja, está na 26a semana (e no sexto mês).
Como seu bebê está crescendo
Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez. Tomografias do cérebro de fetos de 26 semanas mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico.

O sono passa a não ser tão reconfortante devido a sonhos muito intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe. Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama. É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, use vários (entre as pernas, embaixo da barriga, onde eles a deixarem mais confortável).

Tente manter uma dieta equilibrada. As necessidades nutricionais do bebê são maiores nos últimos três meses da gravidez.

Baby Shower - 10 de Maio

Agora que as Tias já começam a receber os convites em casa, já podemos desmistificar a surpresa:
Dia 10 de Maio vamos fazer o Baby Shower do Martim!
É conhecido por algumas pessoas por "Chá de Bebe", e aqui ficam algumas das definições que encontrei na pesquisa que fiz:
..."Toda gestante sonha em fazer uma festinha para apresentar o lindo barrigão para as familiares e as amigas! É um dia de muita alegria e descontração que merece ser comemorado."
"... O Chá de Bebe serve ,essencialmente, para preparar a vinda do pequeno ser, apresentando-o (no caso a barriga) às amigas e familiares da mãe...!"
" As convidadas podem e devem presentear o bebe com bens para o seu enxoval!" (gostei particularmente desta parte ;) )


Em suma, no convite que eu própria fiz (!) penso explicar o "meu" conceito de chá de bebe.
Depois dos convites, falta preparar o Dia! :)