terça-feira, 16 de junho de 2009

Parabéns a mim e ao Martim!29 anos e 35 semanas

Hoje é dia de festa! celebro 29 anos e o Martim está há 35 semaninhas na minha barriga!
Você está grávida de 35 semanas completas, ou seja, está na 36a semana (e se aproximando do início do nono e último mês).
Seu bebê está pesando por volta de 2,4 quilos, com 45 centímetros de comprimento. Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar. O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. Talvez você tenha
falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.

My BDay! Parabéns a mim!

Já passa da meia-noite!
Entrei oficialmente "no meu dia".
É curioso como estas datas nos reportam sempre à infância...
Como eu adorava fazer anos!
Culpa dos meus pais, que me mimavam sempre o mais possível!
Roupinha nova (várias toilletes, para a festa do colegio, da familia, dos amigos...), brinquedos, "peneirices" e grandes festanças de aniversário!
Um mês antes começava a contar os dias e a ficar com "aquele" nervoso miudinho... na véspera mal dormia, tal era o entusiasmo e a excitação!
Obrigada Papás pela infancia que me porpocionaram... Obrigada por tantos momentos mágicos, que ainda hoje, ao recordar me fazem esboçar sorrisos... Vocês são a minha inspiração e espero conseguir passar esta herança ao Martim.
Este é um aniversário diferente... especial, mas ainda assim diferente!