terça-feira, 11 de agosto de 2009

Viva os Cueiros!

NOVA YORK (Reuters Health) - A adoção da antiga prática de enrolar bebês em cueiros pode ajudá-los a dormir melhor, indica uma nova pesquisa.
Claudia M. Gerard e colegas da Universidade de Washington, em St. Louis, Missouri, descobriram que, quando envoltos em cueiros, os recém-nascidos estavam menos propensos a suspirar ou se assustar enquanto dormiam. Além disso, os bebês estavam menos inclinados a acordar durante períodos de sono profundo.
A prática de enrolar bebês em cueiros era usada quase que universalmente antes do século 18, com base na crença de que ela melhora o sono dos bebês. No entanto, estudos recentes indicam que a prática pode levar a problemas respiratórios e até à morte devido à pressão dos cueiros contra a parede do tórax dos bebês.
Também há temores de que a prática possa causar problemas no desenvolvimento das juntas do quadril ou levar a um superaquecimento.
Gerard e sua equipe ressaltaram, no entanto, que além do melhor sono a prática pode ajudar a manter os bebês de barriga para cima, o que especialistas recomendam para reduzir o risco da morte infantil súbita, ou Sids, na sigla em inglês.
"Uma forma segura de envolver o bebê em cueiros, que não restrinja o movimento do quadril ou da parede do tórax nem limite a respiração", pode ajudar a prevenir a morte súbitas ao promover o sono do bebê de barriga para cima, disse a equipe na edição online de dezembro da revista Pediatrics.
Os pesquisadores acompanharam 26 bebês durante três meses durante o sono normal. Cada recém-nascido foi observado enquanto dormia livre e quando enrolado em um saco ajustável e elástico de algodão, com a cabeça descoberta.
Eles verificaram que, quando os bebês eram enrolados em cueiros, estavam menos propensos a abrir os olhos ou chorar durante um estágio profundo do sono. A prática não alterou a frequência com que os bebês se movimentavam durante o estágio ativo do sono, durante o qual apresenta movimento rápido dos olhos. Mas os recém-nascidos conseguiram voltar a dormir por conta própria melhor durante o sono ativo quando enrolados do que quando livres.
A prática vem sendo usada há séculos, mas a equipe ressaltou que não se sabe ao certo como ela ajuda os bebês a relaxar durante o sono.
O Martim adora que o enrole na mantinha... deve-se lembrar do útero! ;)