quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O primeiro presente dos Avós


Este presente é para mim muitoooooo especial!


É o primeiro presente que os teus avós te ofereceram...


Faço questão de o guardar para toda a tua vida, para que um dia possas à distância , sentir todo o "calor humano" que ele transmite...


"Os avós representam e são garantia do passado de todos nós, da nossa história familiar. E todos nós sabemos como é importante conhecermos as nossas raízes! Em oposição, vemos as consequências nos “desenraizados”!...

Alguém disse que o mais importante na vida de cada um é aprender a amar. O amor é a chave do crescimento saudável, harmonioso, em segurança psicológica … exige prática e reflexão. Nunca a sociedade “ocidental”, “controlada” e alienada precisou tanto de amor, mas procura o amor fora do amor! Freud e Descartes estão na origem de muitas infelicidades, por acreditarmos neles cegamente, sem espírito crítico!

O amor do avô é diferente do amor da avó, assim como o amor da mãe é diferente do amor do pai. Todos eles são necessários para o referido crescimento harmonioso.

Segundo Erich Fromm, a criança “ama porque é amada”; o amor amadurecido segue o princípio: “sou amado porque amo”.

O amor da avó, à semelhança do amor materno, é incondicional e por isso representa o refúgio quando as coisas não correm bem.

O amor do avô, à semelhança do amor paterno, é um amor condicional, que leva a criança (principalmente a partir dos seis anos) a crescer de acordo com o mundo real, que “socializa” a criança. É um apoio forte na orientação da vida, porque é uma fonte de sabedoria derivada da longa experiência, insubstituível.

Felizes os netos que têm perto os seus avós disponíveis.

Felizes os avós que usufruem da companhia dos seus netos.

Felizes as crianças que crescem na vivência dos pais e dos avós, pois colhem os frutos dos diferentes amores. E como a nossa sociedade seria bem mais saudável e feliz se isto acontecesse com todos!... Será isto possível? Creio que sim, se todos conjugarmos esforços nesse sentido."


É possível.


Obrigada Pais. *

Sem comentários: