terça-feira, 28 de julho de 2009

1ª consulta no Pediatra

Depois de recolher muitas informações e fazer um levantamento de alguns pediatras , hoje fomos à primeira consulta!
Estivemos "apenas" 2h à espera, porque a filha do Dr. tinha fracturado um membro e ele tinha passado toda a manhã no hospital... logo atrasou-lhe a agenda toda.
Em suma, gostei dele.
Prático, simpático, experiente e disponivel.
Assim que despi o Martim foi uma mangueirda de xixi! "-Olá sotôr!"
Examinou-o e está óptimo!
Está com 3,200 kgs, o que é normal, tendo em conta que os bebes perdem ente 10 a 20% do seu peso na primeira semana de vida...
Esclareci todas as minhas dúvidas, mas fiquei com algumas questões...nomeadamente:
.Mandou-me dar-lhe suplemento, a seguir à mama ou fazer uma refeição só de suplento para nos certificarmos que ele se alimenta bem... "os bebes podem ter preguiça de comer!"... fiquei um pouco apreensiva... o que é certo é que lhe deu um Biberon na consulta e o Martim parevci que nunca tinha comido na vida!
.Pode beber água!
.Deve ser acordado para mamar, e deverá fazê-lo de 3 em 3 horas...
.Deve tomar banho 1 a 2 vezes por dia.
.Deve utilizar os produtos da Uriage.
Mandou pesá-lo de 5 em 5 dias, sendo que deve aumentar uma média de 20 grams/dia..
Sei que na Pediatria, a semelhança de muitas outras especialidades há várias correntes, mas conheço muitos pediatras que recomendam praticamente tudo em oposto ao que ele recomendou...
E agora?
Tenho óptimas referências... é médico na Estefânia, na CUF, entre outros...
Que dizem as vossas experiências?

11 comentários:

Cláudia disse...

Olá mamã do Martim =), apesar de já seguir o teu blog á imenso tempo nunca comentei (sou preguiçosa para essas coisas =p ),tambem segui a tua historia no "demãeparamãe"! Antes de mais muitos parabéns pelo teu Martim que é lindo lindo lindo!!!
Respondendo a este teu post sobre o pediatra, eu ainda nao sou mamã (já falta pouquinho mas ainda não sou =) ) contudo já escolhi o pediatra da minha filhota, pois já o conheço há bastante tempo por ser pediatra dos meus primitos e recomendeio a uma amiga que tem um filhote de 4 meses e ela está a adora-lo, mas o que eu quero dizer com esta conversa toda é que já conheço a maneira de trabalhar dele e é completamente o contrário daquilo que descreves-te do pediatra do Martim. O "meu" apoia a amamentação a 100% e só em ultimo dos recursos, caso seja mesmo imprescindivel, é que ele manda recorrer ao sulpemento e só o faz depois de derrotadas todas e mais algumas tentativas de amamentação. Não quero com isto dizer que o pediatra do Martim está errado mas no meu ponto de vista penso que se estará a precipitar um bocadinho em relaçao ao suplemento. Mas tu és a mãe e só tu sabes o aquilo que achas melhor para o teu filhote. Espero que não leves a mal o que te estou a dizer, só acho que é um erro estar a partir já para o suplemento quando ainda nem se tem noção se o teu leite está realmente a alimenta-lo bem ou não.
Quanto ao banho aquilo que ele te recomendou tambem vai contra tudo aquilo que aprendi até hoje pois não há necessidade nenhuma de o bébe tomar banho 2 vezes por dia, aliás o que enfermeira da ppp me disse foi que dia sim dia não é mais que suficiente, claro que se o bébe se "sujar" e for necessário é claro que se dá banho mas caso contrário não é necessário tanto banho pois também prejudica o ph dos bébes.
Quanto aos produtos também fico com o pé atrás, não por ser a Uriage mas sim porque acho que cada bébe deve usar os produtos que melhor se adaptem ás suas necessidades e para o seu tipo de pele, o teu Martim até pode dar-se muito bem com a Uriage como pode até ser um tipo de produto que a pele dele não aceite tão bem como desejado e tenhas de usar outra marca. Acho que isto dos produtos para o bébe é muito realtivo logo não nos podemos guiar só por um lado.
Bem já vai pra aqui um grande testamento lol!
Mais uma vez espero que não leves a mal o que disse, é só a minha opinião em relação aos conselhos do pediatra e concerteza haverá muitas opinões diferentes da minha. Cada um interpreta segundo os principios que segue.
Fica aqui um CONSELHO: não desistas da amamentação em prol do sulpemento, dá-lhe o suplemento só em último dos casos.

Beijinhos e muitas felicidades para voçês

Cláudia

ICAS disse...

Estou um bocado parva com o que eles dissem, tomar banho 1 a 2 vez por dia???? A pele do bebe é tão fragil, embora alguns pais dêem banho todos os dias, até o bebé começar a gatinhar pela casa e a meter-se em sarilhos não é na verdade necessário dar-lhe banho mais do que uma ou duas vezes por semana. (Basta lavar bem a cara com frequência e limpar cuidadosamente a área dos genitais após cada muda de fralda.)
Pq produtos da Uriage??? Ele até pode fazer alergia ou podes nem gostar da estrutura do creme.
Suplemento??? Pq já dar suplemento??? não se deve só dar suplemento na fase em que o bebe não esta a ganhar peso ou qd a mae não tem leite.

Desculpa estar a meter-me mas não concordo com o te disse, mas é a minha opinião.
bjs

Humildevaidade disse...

Olá mais uma vez.

Se confias no pediatra que escolheste deves seguir a corrente dele, no entanto, TU saberás sempre, sensatamente, o que é melhor para o teu bebé. Provavelmente vais ler comentários com referências opostas... com o tempo vais perceber o ritmo do teu bebé e o que é necessário adaptar.

A título pessoal... eu seria incapaz de acordar o meu bebé, nem enquanto recem-nascido nem agora com 14 meses.

Bj*

P.s.- É óptimo que te sintas apoiada e orientada por um profissional, mas não há uma receita mágica para todos os bebés...

Sandra C. disse...

Olá! Amanh~vai ser o nosso grande dia! Mas uma das dúvidas que ainda temos (eu e o Carlos) é a questão do pediatra. Não conhecemos nenhum e estou com receio de marcar para algum que seja assim, menos bom...
Quanto ao que fala, realmente também acho que banho mais que uma vez por dia é exagerado (nem nunca tinha ouvido falar de tal...), quanto ao suplemento, ele disse isso baseado em quê?
Já agora, o teu menino é lindo!!

Jokinhas
Sandra C.

Igraine disse...

Linda, tens um miminho no meu blog. Não posso falar por experiência própria mas o pediatra da minha sobrinha Luci nunca aconselhou qualquer dessas coisas, e em relação aos produtos acho que não faz mesmo sentido nenhum.

Beijinhos pa ti e para o Martim*

RiTa disse...

olá... eu sou mãe de quase 3a viagem...
sempre dei banho todos os dias mas nunca mais que isso. 2 vezes por dia só tipo se o bebe se vomitar todo... ou qualquer coisa desse genero ;)
quanto ao suplemento: se o bebé não engordar, aí sim , faz sentido o suplemento, agora se está a engordar com a maminha, pra quê leite artificial?
produtos da uriage: ele aconselha, mas se usas mustela e ele não tem reacção alergica, pra quê mudar????
ele é pediatra na cuf, ora será dr jaime?????

ana cabral disse...

Pois bem,
como sabes sou mãe e tenho uma pequenissima experiência nesse ramo...
banho 1 vez por dia, foi o que sempre dei à Teresa - SEMPRE! são rotinas que devem ser implementadas desde cedo (segundo o pediatra da minha filha!)
quanto ao suplemento, fiquei com uma pequena duvida...falaste com o pediatra sobre a regularidade das mamadas não foi????pois, o martim, pelo que me pareceu come em espaços muito curtos de tempo e como tal o suplemento não será uma forma de testar se depois dele, o baby sossega mais tempo sem pedir mama???não será por isso???será que o teu leite está a ser suficiente???talvez seja apenas para testar...como sabes a Teresa sempre bebeu suplemento desde que nasceu pelos motivos que tão bem conheces...sabes a minha opinião sobre isso!
quanto aos produtos...a URIAGE é provavelmente das melhores marcas, tal como a MUSTELA né? se achas que o piki responde bem aos produtos da mustela, porquê alterar???o cheirinho é tão bom né?
eu não sei se iria a correr mudar de pediatra, pois se cada vez que te sentires desconfortável com algo, mudares, levas a vida nisso...e nem sempre o que as nossas amigas dizem ser excelente, depois serve para nós...
no meu caso, tb já me senti desconfortável algumas vezes com o pediatra, ou porque não concordava com algo, etc etc etc, mas a melhor forma de ultrapassar isso é sendo sincero e falar abertamente, vais ver que as tuas duvidas vão ser tiradas, esclarecidas...
é uma opinião, como tantas outras!
beijo
ana

mamã disse...

Olá, eu sou outra que estou parva com aquilo que o pedi te recomendou; principalmente com a história do suplemento, eu daria qualquer coisa para ter conseguido amamentar, infelizmente não pude, acho que só o deves dar o suplemento se por acaso ficares sem leite ou se não o alimentar, quanto ao banho apesar de me terem dito que dia sim, dia não, era o suficiente, ninguém melhor do que nós conhece o nosso bebé, eu optei pelo banho diário, como ele fica calminho e todo relaxado, dou sempre à noite por volta das 21.00, normalmente desliga o botão e é sempre a nanar, também não acho bem acordar o bebé para comer, apesar de nos primeiros meses ter dado o bibe de 3 em 3 horas,porque ele nunca acordava, ainda agora por volta da 00.30h dou lhe um biberao de leite com ele a dormir. Se usas Mustela e o Martin se dá bem não vejo razão para mudar, a pedi do Gabriel disse muito mal da Mustela mas como ele se deu bem eu nunca mudei.
Quanto à água também acho que um bebé tão pequenino não precisa de beber água, sempre me disseram para não dar água ao Gabriel, tipo: "O leite já tem água, não vivemos num país tropical..." agora dou chá ao Gabriel mas ele já tem quase 6 meses e como come sopa, é para empurrar...
Espero que não leves a mal o que disse, mas acho que nem sempre o que os médicos mandam fazer é o melhor para o nosso bebé, como já disse ninguém o conhece melhor do que a mãe.
Ainda não disse mas o Martim é liiiiiiiindo, parabéns

Espero ter ajudado

Beijinhos

Liana disse...

O meu Cunhada é pediatra e é o pediatra da Matilde.
Ele mandou beber agua (como ela não gosta misturamos 1colimil (chá) em 100ml de agua).
Banho sim (mas porquê 2x ao dia?)
Produtos Avene ou Uriage
Pesa-la de semana a semana (todas as 3f pesamos)
Dar mama de 3h em 3h
Oferecer suplemento depois de cada mamada

Espero ter ajudado.
Beijos em vocês

Carolina Cardoso Silveira disse...

Olá mamã!
Antes de mais parabéns!!!
Uma vez vim aqui parar e adorei o vosso blog, hoje novamente perdi-me por aqui e rendi-me a leitura e fiquei apaixonada pelos teus últimos post´s, tal como tu também passei mtas horas de sofrimento para o meu feijoca nascer, mas valeu a pena, mesmo tendo sido uma cesariana de anestesia geral – tudo ao contrario do que tinha sonhado. - Mas todas as dores foram esquecidas no momento em que peguei no meu filho, e hoje passados quase 17 meses digo que passaria pelo dobro para o ter.
Mudando de assunto, e falando sobre a consulta do pediatra nao podia passar sem deixar a minha opinião, o pediatra do meu filhote é um pediatra muito conceituado na zona em que vivo, e já foi pediatra do J. (meu marido), da minha cunhada e dos filhos dela.
Sempre ouvi falar muito bem dele, e além de ter mto boas recordações do meu pediatra nao pensei duas vezes na minha escolha, e sem duvida acertei, nao estou nada arrependida mto pelo contrário. Sempre que preciso posso telefonar ou mandar mail.
Mas isto tudo só para dizer que a mim tanto o pediatra como a medica de família, porque o Afonso vai à consulta dos dois sempre me falaram em coisas bem diferentes do que a ti.
O Afonso nasceu com 4.150kg e 52cm, era enorme, ele só com o meu peito engordava o dobro da media por dia, mas nao conseguia fazer os intervalos das mamadas de 3 em 3 horas, porque ao fim de uma hora nao parava de chorar, e aos 28 dias de vida tive que começar a introduzir o suplemento depois da mama, era fome, mas isto só porque ele era um bebe macrossomico (bebes que nascem com peso igual ou superior a 4.000kg), e além de engordar o dobro ainda precisava de engordar mais. Graças a deus, ele adaptou-se bem, e não recusou a mama, amamentei até aos 13 meses e só deixei porque foi ele que recusou.
Acho que se o teu bebe, esta a engordar o normal acho que o suplemento será indispensável, mas isto é a minha humilde opinião.
Em relação aos cremes, antes do Afonso nascer comprei Mustela, aos quais ele fez alergia, e com receio que tivesse pele atópica o pediatra recomendou-me A-DERMA para peles atópicas, assim que o boião acabou passei para todo o tipo de peles, e chegamos a conclusão de que nao era pele atópica era ele que era alérgico a Mustela.
Recentemente mudei de cremes para Mitosyl, que gosto bastante, pela textura e pelo belo cheiro que tem.
Portanto cada bebe é um caso e nem todos podem usar o mesmo tipo de cremes.
Em relação aos banhos, na maternidade disseram-me 1 vez por dia de preferência a noite, para ficar relaxado, o pediatra disse-me que se quisesse podia dar só dia sim dia nao, porque a pele dos bebes é mto sensível e nao havia necessidade de dar tdos os dias, tenho que confessar que dei sempre banho ao Afonso porque me fazia confusão mudar-lhe a roupa para dormir e nao dar banho, mas apenas uma vez por dia e dava sempre á noite, hoje dou as vezes que forem precisas, mas a idade é diferente.
Em relação a acordar para mamar, nunca ninguém me aconselhou, muito pelo contrario, só deveria acorda-lo caso passa-se de 5h, o que por acaso nunca aconteceu, porque ele sempre foi um relógio certinho para mamar.

Desculpa estar-te a maçar com este testamento, mas nao conseguir passar sei deixar a minha humilde opinião, e sinceramente acho muito bem ouvires uma segunda opinião. Espero que nao leves a mal estas minhas palavras.

Prometo seguir mais atentamente este blog, pois ele apaixona.
Um beijinho
Carolina silveira

Anónimo disse...

Olá!
Antes de tudo parabéns pelo teu Martim. É lindoooo!
Quanto às tuas dúvidas:
- Água, o mais possível - faz maravilhas aos intestinos e refresca o bebé. Quando se tem sede a água é que mata a sede; se bebermos um copo de leite continuamos com sede. Se eles não tiverem sede, empurram o biberão com a língua.
- suplemento - claro, mas só se for necessário. Pelos posts posteriores já viste que o Martim precisa de sobremesa.
- eu pesava os meus todos os dias em casa pois o meu leite não era grande coisa e era para controlar o aumento de peso. Foi um conselho que eu segui do meu Pediatra (gastei 130 euros numa balança há 4 anos) mas que me permitiu dar maminha até ver que eles ficavam com fome e não aumentavam de peso. Portanto, para quê fazê-los sofrer?...
- Banho - nunca ouvi falar em dois banhos por dia; sempre dei só um, à noite, para relaxar e vestir o pijaminha (de dia andavam de cueiros).
- Uriage - ainda hoje é a minha favorita mas nos primeiros meses tinha que usar Aveno por terem a pele muito sensível. Acho que a marca depende da pele do bebé e não do gosto do Pediatra. O que é bom para um pode não ser tão bom para outro bebé.
Felicidades e mima muito o Martim pois é verdade, eles crescem muito depressa!... Mas também há fases muitas giras nos anos seguintes!