segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Príncipe chegou!


Hoje é a prima Carolina que vos escreve para vos dar uma notícia que muitas já sabem...

É com enorme alegria que anuncio o nascimento do Martim!!
Mãe e filho estão bem :)

Desculpem não ter escrito mais cedo, foram 2 longos dias e não tive mesmo oportunidade.
No Sábado de manhã, quando os Papás se preparavam para ir dar um passeio à Costa, a bolsa de águas rebentou e o Martim trocou-lhes a volta.
Passei parte do dia no hospital, a Mamã estava bem, embora as dores se tornassem mais intensas com o passar do tempo… Por volta das 22 horas, uma enfermeira muito simpática que estava a terminar o turno, aconselhou-nos a ir descansar, mesmo que por 3 ou 4 horas. Nessa altura, a minha prima já estava bem aflita, as contracções espaçavam 10 minutos, ou até menos, e eram intensas. Uma hora mais tarde, foi para dentro para tentar descansar. Eu e o Pai do Martim fomos para casa fazer o mesmo, embora com muita vontade de ficar ali…
Combinei com o Papá que se houvesse algum desenvolvimento durante a noite, dava-me um toque e eu ia ter ao hospital. Entretanto, à saída, falámos com os seguranças e explicámos-lhe a situação. É difícil entrar no hospital durante a noite mas o segurança foi simpático e disse-nos para entrarmos pelas urgências porque ele ia estar lá e podiam subir duas pessoas.
Deitei-me com o telemóvel ao meu lado. Já tinha fechado os olhos quando recebo uma mensagem. Era a Mamã que estava a desesperar com dores. Contracções de 5 em 5 minutos. Dores, muitas dores. Pediu qualquer coisa à enfermeira para aliviar, disseram-lhe que tinha de aguentar, o médico (só) chegava às 9 horas. 9 horas???!!! Eram 2 da manhã!!! Enfim… foi uma noite em branco e de muito sofrimento para ela, eu como não estava com dores e estava cansada, acabei por adormecer. Dormi mal, em sobressalto…
Acordei como se tivesse dormido apenas 1 hora. Olhei para o telemóvel com medo de não o ter ouvido durante a noite: nada, não tinha mensagens nem chamadas novas. A nossa Mamã estava na mesma: contracções, dores e dilatação: zero!! Desde as 10 manhã do dia anterior, não tinha feito dilatação nenhuma. Para além das dores, também isto lhe estava a provocar uma enorme ansiedade, pensando que o bebé podia estar em sofrimento sem líquido amniótico.
Ontem tinha um compromisso que estava marcado há algum tempo, por isso não pude ir ao hospital. Estava muito dividida e com o coração nas mãos. Mesmo. Custa muito mais quando não estamos perto! E eu queria muito ser das primeiras pessoas a conhecer o Martim.
Fui-me actualizando ao longo do dia. O Martim teve a ajuda preciosa de uma senhora muito especial para os Papás. Foi enfermeira no Garcia de Horta e já ajudou muitos bebés a nascer. Embora já esteja reformada, foi lá ter ontem de manhã. Acredito que a sua experiência e sabedoria transmitiram mais calma e segurança à Mamã e o processo desenrolou-se muito melhor a partir daí. Para além de ser uma senhora acarinhada e respeitada no Serviço…
Por volta das 14 horas, tinha finalmente 3 dedos de dilatação e foi transferida para o 1º piso, onde se realizam os partos. Às 16 horas, tinha 4 dedos de dilatação. Daí até ao parto foi um instantinho, dilatou 6 dedos em 2 horas! Grande Priminha, vês como conseguiste! ;) Entretanto, quando recebeu a epidural, sentiu-se “a mulher mais feliz do mundo”! :)
O Martim nasceu às 18h34, com 3,425 Kg e 49 cm, a Mamã diz que “é lindo de morrer” e eu não tenho dúvidas!
O Papá diz que o parto foi “brutal”, estava eufórico quando falei com ele ao telemóvel. Eu estava comovida, ansiosa por estar com eles e feliz, muito feliz! Vivo estes momentos tão intensamente que me farto de chorar!! Ana (Cabral), só me lembrava que se estivesses aqui, íamos precisar de muitos pacotes de lenços! :) Deve ser um momento lindo, de uma beleza inexplicável…
Antes de dormir, ainda falei com a Mamã. Estava bem mais calma, claro. Cansada, só lhe apetecia ficar a olhar para o Príncipe. Sofreu bastante e tem muitas coisas para nos contar desta “aventura no hospital – parte 2 (e última)”.
Voltámos a falar há pouco. O Martim já levou duas vacinas e passou com máxima distinção em todos os testes que fez! Grande Martim!
As visitas são às 17 horas. Faltam pouco mais de 3 horas para conhecer a Estrelinha-do-Mar. E acreditem, estou aqui (a trabalhar) que não posso!!
Mais logo conto-vos como foi a visita ;)

*

12 comentários:

RiTa disse...

muitos , muitos parabéns plo nascimento do Martim.

carmo pinto disse...

ai que bommmm!
estava ansiosa para saber de noticias!
parabens aos papá e ao princepe!
estou muito feliz !
ainda bem que tudo correu bem!
felicidades...
:)
jitos

ICAS disse...

eu já tinha cá vindo espreitar hoje, mas já desconfiava de qualquer coisa. Parabéns aos papás.
Gaita perdi por 2 dias, não vou ser eu a mudar a tal fralda eheheh.

bjs

mamã disse...

Que bom que correu tudo bem!!!
Bem vindo Martim & parabéns a mamã!!!

Lakshmi disse...

muitos parabens... que o Martim cresça forte e saudável

Sarah disse...

Um grande beijo para os papás!!!
Um bem-vindo ao Martim!!
Um obrigada à prima Carolina, pelas notícias!
Estou feliz! Feliz por vocês. Feliz pelo Martim.
Simplesmente ... feliz!
Muitas felicidades ... muita saúde ... e muito AMOR!
Beijos

Cegonha2009 disse...

Parabéns à MAMÃ, ao principe Matim, ao papá, à prima!É bonito ver uma família unida num momento tão especial... só podia mesmo correr tudo bem! Felicidades e agora uma nova etapa a ser vivida com muito gozo.
Bj

Texuga disse...

Fico tao feliz que a nossa estrelinha do mar ja tenha nascido.

Ja ca tinha vindo espreitar e ainda nao havia noticias.

Muitas felicidades aos papas e aguardo por noticias da nossa mais recente mama.

Bj

eu disse...

Sê bem vindo Martim!!!!
Ficamos a aguardar as palavras da mamã,mas agradeço as palavras da prima babada!!!!!
Bjkas

Sandra C. disse...

Ainda bem que correu tudo bem!
Agora gostariamos de ver fotos do Martim!
Muitas felicidades...

Jokitas
Sandra C.

disse...

So para dar os PARABENS e desejar tudo de bom para o MARTIM e MAMÃ!

BJ GR DA Bé

Susana Vieira Pires disse...

Bem vindo Martim!!!!! Mamã muitos parabéns és uma MULHER E MÃE COM LETRA BEM GRANDONA!!!! Prima Carolina muitos parabéns foste aprovada é uma prima muito carinhosa :)

beijinhos enormes para vocês!!! e muitas felicidades!