segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Outra vez! Mais uma saga!

Lembram-se deste post?
Apesar de ter 1 ano e 3 meses, não podia estar mais actualizado!
Cada vez que lá vou é uma aventura diferente!
Aproveitando a proximidade desta loja, do Hospital onde são as consultas de Pediatria,
 fui mais cedo para (finalmente! que vergonha!) tirar o cartão do cidadão ao Martim!
Estava lá bem cedinho e ainda assim tinha só 23 pessoas à frente nas senhas prioritárias!
Adoro quando pai e mãe se fazem acompanhar da "criancinha" para tratar dos seus assuntos!
Come on... não podia um deles ficar com "ela" em casa?!?
Ah pois, isso implicava senha normal!
Portugal dos Pequeninos, cada vez mais...
No meio, ainda apanho uns artistas emigrantes a falar aquele portunhês e franceguês de dar dó, que teimavam em dizer cobras e lagartos do país e dos seus!!!
Que tal dupla nacionalidade, e tratarem das burocracias em Paris de França?
(nada contra emigrantes, muito pelo contrário! só mesmo contra pessoas pedantes e mal formadas!)
As boas notícias são que quando as crianças fazem pela 1ª vez o CC não pagam! (ena!)

P.S. Como é que se coloca uma criança de 12 meses a olhar em frente sem se mexer?
(sim, "porque caso aconteça alguma coisa, nomeadamente um desparecimento é essa a foto que as Entidades vão ter por referência"... Claro que tive de responder! Então se o CC tem uma validade de x anos, daqui a 3 anos, por exemplo, obviamente que a foto do Martim aos 12 meses vai estar actualizadissima! Dahhhhh!)
Ah! E para os miudos serem cidadãos, os pais têm de ser ginastas!
É verdade: eles têm de ficar sentados na nossa perna-que-está-em-cima-de-uma-cadeira! Só em Portugal!

12 comentários:

Anónimo disse...

Como te compreendo! lol
Qd tirei o c.cidadão á Lara ela tinha 3 meses,nem imaginas a ginástica q fiz para n aparecer na foto!! E sim, daqui a 5 anos vai-se notar perfeitamente q é ela na foto, a olhar para o tecto (o pai teve de fazer palhaças com o boneco q nos emprestaram para o efeito) e de boca aberta! lolol
È este o nosso Portugalinho!
Quanto a emigrantes (tb respeito imenso, tenho varios na familia) a falarem franguês nem imaginas as cenas q já assisti, trabalho no comercio junto á praia, é a comédia total! (tento-me rir para não chorar ;) olha ontem ouvi uma assim : " Vien ici manel, senon non se que te face!", nem português nem francês!
parabéns pelo magnifico blog q escreves para o Martim!
beijinhos.
JOLa

Starfish disse...

JOLa!
Que frase poética! Hoje ouvi umas pérolas dessas durante uns bons minutos! O mais triste é que falamos de um pai com 2 filhas já na casa dos 18/20 anos...
Olha, tem paciência com estes "turistas de ocasião", é tudo o que te desejo!
Obrigada! :)
*

Lisa disse...

e se a mãe n tem carta ... o pai tem que conduzir ... por ex ... n necessariamente tem q existir o aproveitamento da prioridade! :))

Starfish disse...

Lisa,
O que eu vi foi Mãe e Pai a tirarem o CC, e a criança a dormir no carrinho! :)
Ou seja, podia ter ido um de cada vez... e deixar as senhas prioritárias para quem precisa:
Grávidas, Bebes, Deficientes, etc...
Mas sim, claro que nem todos são uma cambada-de-aproveitadores! ;)
Há excepções... eu por exemplo, que passo grandes secas nas Repartições Públicas, e se levasse o Martim passava à frente! ;)
LOL

Czarina disse...

Por essas e outras razões é que no registo quando falei que tinha que tirar o cartão de cidadão do meu filhote dizeram-me para esquecer...ira fazer isso quando ele tivesse 3 anos.
Os documentos de papel é que são os seus documentos...
Mas louvo-te a coragem.

Carolina Cardoso Silveira disse...

ainda o Afonso nao tinha dois meses tive k lhe tirar o BI, porque ia viajar com ele, na altura teve que ser BI de urgencia se fosse CC, nao chegava a tempo para viajar, tive k ir tirar fotos e foi assim uma coisa do outro mundo, porque tinha k ser de uma maneira xpto, o Dito BI ja caducou, caduca ao fim de um ano, e n tenho muita pressa em ir tirar o Cc ao Afonso, pela seca k vou apanhar e porque imagino o filme k vai ser para ele estar quieto para tirar a dita foto que tem k ser de dita maneira.
por norma eu costumo ter azar nestas coisas, se bem me lembro qdo tirei o BI ao Afonso existia um papel onde dizia que para BI e CC nao havia perioridade para ninguem, e lembro-me perfeitamente que passei uma manha, mas daquelas k duram ate as 14h a espera da minha vez.
acho k nem na gravidez me aproveitem disso da perioridade, mas quem a tem realmente que a aproveite.
ainda hoje isso me aconteceu na caixa do supermercado uma gravida passou-me a frente, e claro tive k me calar, né?

bjs

Starfish disse...

Czarina,
A coragem teve por base cheques que foram oferecidos no baptizado,já em nome dele... logo para abrir conta no banco tem de ter NIF! :(
Mas já está! E assim o mealheiro acaba por ir para lá também!:)

Mãe Feijoca,
Este país é uma festa!
Só nos podemos rir!

BEIJINHO

Czarina disse...

Star não precisavas do cartão só do nif...o Sal tem conta aberta no banco desde de 1 mes de idade (só precisavas do NIF e do papel do registo)...mas já esta melhor para ti.
Beijinhos

Igraine disse...

A Lisa tem razão, podiam estar lá os dois com o bebé a dormir e a tirar o Cu para eles mas a mãe não conduzir,por exemplo! É precisamente o meu caso =)

Mas...

Esta semana fomos os três tirar o Cu. Qando vimos que não havia muita gente e que a nossa filha estava bem disposta... nem senha prioritária tirámos =) Tirámos a senha normal e aguardámos pacientemente... e não custou nada! Pena que nem toda a gente em circnstâncias semelhantes pense assim.

Beijoca

*Sereia Matilde* disse...

Star para teres uma noção, tenho uma amiga minha que tem dois filhos (8 anos e 6 anos)! Estão na escola desde os 2 anos!
Agora foi fazer o CC dos putos (mudou de casa e não sabe onde estão a certidões de nascimento) e passado dois dias ligou a senhora da loja do cidadão a dizer que não encontram o registo do puto! Ela disse que só se fosse pedir uma segunda via da certidão de nascimento... Conclusão não vale a epna porque é mesmo na conservatoria que não encontram o registo... Ela perguntou entao e qual é a solução? resposta: Tem de arranjar uma copia da certidao, procure em sitios onde possa ter entregue uma copia da certidão!
Só mesmo em Portugal....
bjs ;)*

Starfish disse...

Medo, muito medo! LOL

Unknown disse...

Tive de tirar a do filho em Maio e foi uma comédia, conseguir que o bebé ficasse quieto a olhar para a máquina.. pior, queriam que o deixasse sentado em cima de uma caixa em cima de um banco (ok!!!), a solução foi o pai por o braço por dentro da tshirt ~para agarrar o Tim tipo fantoche, conclusão, olhando ao pormenor, vê-se uma corcunda no ombro esquerdo bebé, que é a mãozinha do papá!!!! :/


Ah fiz o cartão na Moita e não tinha ninguém, antes disso tentei ir á loja do cidadão mas percebi rapidamente que ia ser uma espera horrível.