quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trabalhos Manuais!

Não estando o Martim no colégio, tenho de dar asas à imaginação!
Farto-me de pesquisar, de ler...
Mas preciso da vossa ajuda!
Que tipo de actividades fazem com os vossos filhos em casa?
O Martim anda numa de esgravatar uns papeis com lápis...
Dicas:
Plasticinas, Lápis de Cera?!?
Educadoras deste mundo, que tipo de trabalhinhos manuais podemos fazer?

Vá, que eu depois faço post's das obras de arte com crédito das "idiotas"! :)

8 comentários:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Plasticina n é mto bom...pq pega-se a tudo, lapis de cera desde que nao vao para as paredes sao fixes, mas existem umas canetas de filtro que da para tirar muito bem da roupa e afins.

Tintas tb é giro para fazer coisinhas c eles...eu a pouco tempo fiz plasticina comestivel na bimby ;)

Mami ( Sónia ) disse...

Tens os lápis de cera que agora são muito bons, a Sofia tem uns que são muito resistentes e ela não os consegue partir, comprei na staples.
Também podes ir ao chinês e comprar uma tela, pincéis e tintas e fazer um quadro para oferece ao pai ou aos avós!
A plasticina eu não gosto fica colada a tudo e suja muito.
Beijinhos

Unknown disse...

Olha, na creche, o Martim tem feito trabalhos em digitinta (tinta para mãos e dedos). Há digitinta própria para bebé da Giotto. Podes fazer com ele impressão da mão, do pé ou simplesmente explorares com ele a textura e deixá-lo deslizar com o dedito. Pões tinta na folha e ele faz os desenhos com o dedo. Convém usares um papel grosso tipo papel manteiga ou cartolina. Tb podes fazer carimbos com esponja ou batata e usares essas tintas
O ano passado (lectivo) fui fazer 1 actividade com os bebés na actividade "Passe um dia com o seu filho na creche": comprei daquele barro branco que seca e fica duro sem ir ao forno e fiz a impressão deles da mão (e 3D) e depois a impressão da mão na tinta.
Sei que o Martim é pequenino e ainda não percebe (tal como o meu tb não percebe) mas podes fazer actividades com os temas das efemérides, tal como fazem nas escolas e aí, dás asas à tua imaginação. Se quiseres mais sugestões de actividades, é só dizer.

telma disse...

Olá!
Na idade do Martim riscar, rasgar, modelar é tudo bem-vindo. Pois ele está a desenvolver a motricidade fina. Rasgar folhas é muito importante (verás que no inicio serão pedaços enormes e mais tarde os pedacinhos de papel serão pequeninos).
É preciso ter atenção numa coisa: o tamanho do papel deve diminuir com a idade da criança, por isso com um ano, o Martim deve ter um papel enorme para riscar à vontade. O rolo de papel de cenário, à venda no ikea, na secção de crianças, é óptimo.
Pincéis para o Martim é cedo de mais, ele gostará mais de pintar com os dedos/mão. Experimenta ;)
Beijinhos

Carolina Cardoso Silveira disse...

gosto de tintas para pintar com as maos! adoro, acho que se fazem coisas girissimas.
podes fazer borboletas, peixes, galinhas... ficam trabalhos girisssimos!bjs

Unknown disse...

Lemrbo-me que os meus primos quando estavam em casa (ficaram até aos 3) tinham sempre o dia organizado, tal como se estivessem na creche, até podia ser exagerado, mas quando foram para a escolinha safaram-se bem.

Digitinta é muito giro, e plasticina comestível muito prática também. Nesta altura acho que se devem habituar a ver cores, formatos, texturas. Existem umas canetas de desenhar no banho conheces? ele pode riscar os azulejos e depois sai com a água. Os meus primos adoravam é só preciso fazê-lo compreender que é só par apintar ali!!! :/ lolol

Anónimo disse...

Ja reparei que tu (como eu) és fã de uma lojinha para crianças que tem coisas linda, lindas, lindas...
Nessa mesma loja lol (Imagina...)há uma massa que minha mana comprou para fazer com as minhas primas que da para moldar e comer acho muito engraçado, mas penso que eles ate teem la outras ideia boas!!!!lol
Este comentario está um pouco baralhado ou é impressão minha lol!!!

Starfish disse...

Obrigada a todas pelas sugestões!
Vou passá-las à práctica! ;)
*