quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Da imaginação deles...

Sempre me questionei sobre a fértil imaginação, destes pequenos seres.
Tanto, que houve uma altura em que li imenso sobre o assunto.
O Martim de há uns tempos para cá está no registo da Fantasia...
Apanha flores "imaginárias" e oferece-me. Tira das minhas mãos chaves-de-fenda "de fantasia" com que arranja as fechaduras...e o mais curioso, é a convicção com que o faz. Chega a trocar "as chaves" 6 ou 7 vezes, nas minhas mãos, até dizer: "Já está!", e partir para outra brincadeira...
Vê-lo fantasiar, e brincar neste mundo-de-faz-de-conta fascina-me e apaixona-me... Mas ao mesmo tempo assusta-me.
Até que ponto é normal, crianças com 2 anos terem este tipo de brincadeiras?!?
Ele discerne perfeitamente a realidade da fantasia, mas não é muito cedo para estes subterfúgios?!?
Anyone?!?
Published with Blogger-droid v1.7.4

2 comentários:

Gambozina disse...

Pois não te sei dizer se é cedo ou não. O João agora começa a fazer de conta que come cenouras de plástico, que anda com um copo a fazer de carro, etc. Mas está a começar agora. Obviamente que os ritmos deles são todos diferentes (grande cliché bem verdadeiro!), por isso tudo é normal.

Jennifer disse...

olá, o meu filho tem quase 26 meses e também já brinca imenso ao faz-de-conta e tal como o Martim também distingue perfeitamente a realidade da fantasia! Ainda no outro dia eu estava deitada no sofá e ele estava a fazer de conta que me estava a lavar o cabelo, mandava-me virar a cabeça e fingia que punha o gel e o shampô, enfim um verdadeiro cabeleireiro!
Também me dá comida a fingir e também finge que cozinha, entre outro tipo de brincadeiras!
Eu também me questionava se seria normal este nível de desenvolvimento, mas agora que sei que o seu Martim também faz o mesmo creio que seja normal e sinal de muita criatividade e imaginação!