sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

As Primeiras Horas de Vida



" Crianças , o melhor do MUNDO "

Conceber um filho e senti-lo no ventre durante toda a gestação é uma experiência inesquecível. A primeira ecografia, o primeiro pontapé...marcam um presença real que vem confirmar o sonho da maternidade. (Teresa Jesus)

O umbigo:
O cordão umbilical foi cortado segundos depois do parto e fechado com umas pinças que evitam a estrada de sujidade. A compressa de gaze protege a pele delicada contra o duro plástico das pinças.

O ouvido:
O pediatra comprova as capacidades auditivas do bebé com um aparelho especial. As ondas que emitem chegam até ao interior do ouvido e fazem vibrar o tímpano, reproduzindo este, um som. Este é medido e dir-nos-á se o bebé ouve bem ou não.

O peso:
Nos primeiros dias de vida o recém-nascido pode perder até 10% do seu peso, o que é perfeitamente normal. Mas, quando começar a alimentar-se regularmente irá voltar ao peso normal.

O teste do Pezinho:

Alguns dias após o nascimento é feito este teste, para o mais cedo possível, se detectar transtornos de metabolismo ou hormonais. (Site do teste do Pezinho:
http://www.diagnosticoprecoce.org/)

A pélvis:
Caso os profissionais (médicos) detectarem alguma anomalia na anca do bebé, após feita uma ecografia, é muito importante da parte dos pais em conjunto com os pediatras controlarem e tomarem medidas para o tratamento da mesma.

A cabeça:
O médico ou a parteira medem o bebé ao nascer. Os dados obtidos revelam-se se se desenvolveu bem durante a gravidez. A circunferência da cabeça também faz parte da medição.

O teste Apgar:
Permite saber se recém-nascido está saudável. Foi desenvolvido há mais de 50 anos pela médica Norte Americana, Virgínia Apgar. Comprova e qualifica cada elemento com notas de 0 a 2. Neste teste são avaliados vários elementos: Respiração, pulso, tónus muscular, cor da pele e reacções reflexas. Este teste é feito mal o bebe nasce e repetem-se ao fim de 5 minutos (Por vezes pode ser feito 3 vezes. Sendo o ultimo feito aos 10 minutos de vida). Um recém-nascido saudável tem que, somando as qualificações de cada elemento, obter a nota 7 ou superior. É possível que o médico que assiste o parto faça também uma análise do sangue do cordão umbilical e aos vasos da cabeça.


O calor corporal:
O bebé ao vir ao mundo experimenta uma mudança brusca de temperatura. Passa dos cerca de 37 graus maternos para os 25 da sala de partos. Por isso é que depois de nascer costuma envolver-se o bebé em toalhas quentes. O hipotálamo (localizado no cérebro) encarrega-se de manter a temperatura corporal.

A alimentação:
Tudo o que o bebé necessita dentro da mãe chega-lhe através do cordão umbilical e da placenta. Após nascer o recém-nascido pede que o alimentem. É graças ao reflexo de sucção, que o bebe consegue mamar segundos depois de nascer. Assim recebe o “perfeito” leite materno que o protege contra infecções.

Sem comentários: