sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os bebes e a Televisão

Muito antes do Martim nascer ,sempre fui muito relutante no que respeita ao tema: Bebes e Televisão...
Fazia-me alguma confusão, assistir a pais que para-não-terem-trabalho-com-os-filhos os colocavam frente a um televisor horas a fio... Convenhamos que é bem mais fácil e prático ,do que pegar neles e ir a um Parque ou fazer actividades, que requerem de nós Tempo e Paciência.
A televisão não deve ser usada como baby-sitter dos bebes, apesar de muitos Pais teimarem em fazê-lo.

De acordo com um Psicólogo Britânico (Aric Sigman),permitir que as crianças com menos de três anos vejam televisão pode influenciar negativamente o seu desenvolvimento social, linguístico e causar-lhes problemas de saúde.
É aqui que começa a Polémica.

"Deixar os mais pequenos ver cerca de hora e meia de televisão por dia pode colocar em risco o seu crescimento saudável, antevendo problemas como défice de concentração, autismo e obesidade", refere o especialista.

Só posso falar do que sei... e deixo-vos o exemplo do Martim:
Este canal faz as delícias dele. Ri, refila e inter-age imenso enquanto o vê... Obviamente não está uma manhã (nem uma hora seguida) frente ao televisor, até porque ele próprio satura-se... mas vejo perfeitamente que gosta imenso, e até começo a discernir quais são os programas preferidos (por exemplo, há uma rubrica de musiquinhas cantadas que não gosta muito, e adora uns desenhos que são o "Fred e Fiona").
Recomendo que leiam isto.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá. O Martim ama o Baby First. E sabes, acho que também são momentos relaxantes para ele. Ele precisa dessa pausa, sem grande estímulo, desse momento só dele, já que, durante o dia, é estimulado na Creche (sem televisão) e por mim em casa.
Desde que não se exagere no tempo que eles passam à frente da Tv, não acho mal. E digo-te mais, infelizmente, há crianças que são pouco estimuladas pelos pais e/ou amas e pelo menos, na Tv encontram algum estímulo.
Beijinhos