sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Natal da Sarah!

"Tradição na nossa família Portuguesa: decorar a casa toda com acessórios do natal - toda a família ajuda. Uns vão buscar a árvore (oferta da CMP); e outros vão apanhar o musgo; todos se juntam em casa dos avós e começam a decorar.Árvore de Natal, presépio, meias penduradas na lareira, bonecos pendurados nas janelas,nos candeeiros, luzes por toda a parte (escadas, janelas, ombreiras das portas), arranjos florais das plantas da época e muitas velas espalhadas pela casa.
Na Ceia de Natal, com toda a família reunida (avós, tios, primos, pais e irmãos), um membro veste-se de Pai Natal (antes era a avó, agora sou sempre eu :) ), vai para a porta da rua e toca à campainha. Alguém irá abrir a porta e nesta altura as crianças estão malucas, pq tds (incluindo os adultos) estão eufóricos e a "gritar" é o pai natal, é o pai natal hehehehe o Pai Natal entra em casa com MUITOS sacos (já previamente guardados na parte de fora da casa), desloca-se até à sala de estar, senta-se perto da árvore de natal e começa a distribuir os presentes - faz os famosos ohOHohOH e lê os nomes escritos nos presentes com uma voz grossa.
O traje do Pai Natal é a rigor - com muita barba grande e branquinha, os óculos, uma barriga enooorrrme, as botas pretas e umas luvas!
No final da distribuição o Pai Natal retira-se de mansinho e vai para outros aposentes trocar de fatiota. A criançada não dá por nada porque ficou maravilhada com o Pai Natal e com TODOS os presentes que recebeu.
Obs: o Pai Natal não usar nada de uso pessoal por exemplo, os ténis. as crianças estão atentas a todos os pormenores (já fui quase descoberta por causa de uns ténis converse allstar de cor preta - o meu mano piriri conhecia-os muito bem, mas a mamy afastou esses pensamentos ehheheheh)
Quando comemoro o Natal tradicional alemão ... é um pouco diferente. Também existe a tradição de decorar as casas e jardins. A árvore de natal é decorada com pequenas velas verdadeiras. A troca das prendas é sempre no dia 24 às 19h30 mesmo antes do jantar, (dão antes do jantar pq nenhuma criança está acordada às 24h!) ou na manhã de dia 25. Não há o hábito de um membro se vestir de Pai Natal mas as prendas só aparecem no dia da entrega. Geralmente o que se diz é que o Pai Natal passou pela casa (entrou pela chaminé da lareira) e deixou as referidas prendas.
heehhehehe já escrevi muito?!?!!? nããããããooooooo
Actualmente, na minha casa/família é um misto dos dois. Tem decorações portugueses e alemãs. As comidas são um pouco de cada cultura.
Tem sido diferente devido a não existirem bebés ou criancinhas pequeninas. Os miúdos com 10 anos já não ligam a esta brincadeira e até acham uma "parvoíce". Não há Pai Natal a sério. Só gorros do Pai Natal mas eu continuo a fazer a distribuição das prendas eheheh
Pretendo, em breve, reavivar as minhas memórias dos Natais ehhehe vivenciar e transmitir cada sabor e estimulo aos meus descendentes. Possivelmente no Natal de 2012 ;)
Beijinhos* grandes para a minha família predilecta do mar"

Este comentário, da nossa querida Saritah, relembrou-me um episódio
super engraçado de há uns anos!
Teria o Guilherme (meu afilhado também) uns 5/6 anos,
estava eu vestida de Pai Natal, a emitir os sons caracteristicos e a entregar os Presentes,
quando me deparo com esta afirmação:
"Ó mamã, o Pai Natal tem os Ténis da Madrinha calçados!"
Lá inventamos a história de que teria molhado os pés na chaminé,
e que a "Madrinha" teria emprestado o calçado!
Quando voltei a aparecer (sem caracterização) veio-me logo
agradecer, o facto de ter emprestado os meus ténis ao Pai NAtal,
para que ele lhe pudesse entregar os Presentes!

1 comentário:

Ana (Mãe da Clara) disse...

Os miúdos são tão espertos...
Eu espero que a minha filha não se assuste com o Pai Natal :)