sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E ainda sobre o Natal (what else is new?!?)...HELP!

Este é o primeiro Natal do Martim, em que ele já vai perceber certas coisas...
For instance, geralmente vou comprando os presentes, e vou "adornando" a árvore com eles, certo?
Certo.
Então como é que o Pai Natal vai aparecer com um saco cheio deles, se já estavam na árvore?!?
Depois, como é que se colocam presentes na árvore antes, sem que ele os abra???
Aiiiiiiiiiii.
Por último, eu não me vou vestir de Pai Natal, quero desfrutar do momento em que
ele o veja... ;)
(tenho para mim, que vai tocar ao Pai, ou ao Avô!!!)
A avó insiste que é o menino Jesus que traz os presentes...
Mas um Homem de Barba Rija, vestido de "Menino Jesus" não dá muito jeito, digo eu!
E em vossas casas, como são os rituais de Natal com a pequenada?
Vá, que eu quero "instaurar" as Tradições na minha Recente Família! ;)

6 comentários:

Claudia disse...

Com as minhas sobrinhas e afilhado tem sido relativamente fácil. A minha mãe também insite no Menino Jesus e eu até perferia mas... eles conhecem é o Pai Natal. Nós colocamos apenas algumas prendas na árvore e vamos dizendo que foi o Pai Natal que passou em casa do, tio, da prima, etc... e que deixou lá para alguem. As deles só mesmo no dia e com direito a Pai Natal, até lá ficam escondidas. Até agora nenhum dos 3 nunca mexeu nas prendas debaixo da árvore, mas coitadinhos.... sofrem imenso... todos os dias perguntam o que é, como é que o Pai Natal foi sem ninguem ver...etc.

http://omilagrerafael.blogspot.com

mq_ disse...

Olá,

Lá por casa temos a tradição de que os presentes são dados pelas várias pessoas (pais, tias, avós...) mas autorizados a dar pelo próprio Pai Natal.
Funciona assim:
Por volta da meia noite o meu pai e, agora, o meu marido vestem o traje do Pai Natal (só assim podem falar com ele, uma especie de clube), eu, as minhas irmãs, namorados e o Quico vamos para o quarto. Nessa altura batem à porta ouvimos um ohoh e os "Pais" têm uma conversa de como correu o ano e se fomos bonzinhos, as coisas normais. Após a autorização, o Pai Natal vai-se embora e nós corremos para ver se ainda o apanhamos. Sim, fazemos isto com 30 anos:-)
Isto foi uma maneira de minha mãe justificar as prendas espalhadas pelas várias casas e algumas debaixo da árvore quando tinhamos 6/7 anos e começamos a desconfiar!

Beijinhos

Sarah disse...

Tradição na nossa família Portuguesa: decorar a casa toda com acessórios do natal - toda a família ajuda. Uns vão buscar a árvore (oferta da CMP); e outros vão apanhar o musgo; todos se juntam em casa dos avós e começam a decorar.Árvore de Natal, presépio, meias penduradas na lareira, bonecos pendurados nas janelas,nos candeeiros, luzes por toda a parte (escadas, janelas, ombreiras das portas), arranjos florais das plantas da época e muitas velas espalhadas pela casa.
Na Ceia de Natal, com toda a família reunida (avós, tios, primos, pais e irmãos), um membro veste-se de Pai Natal (antes era a avó, agora sou sempre eu :) ), vai para a porta da rua e toca à campainha. Alguém irá abrir a porta e nesta altura as crianças estão malucas, pq tds (incluindo os adultos) estão eufóricos e a "gritar" é o pai natal, é o pai natal hehehehe o Pai Natal entra em casa com MUITOS sacos (já previamente guardados na parte de fora da casa), desloca-se até à sala de estar, senta-se perto da árvore de natal e começa a distribuir os presentes - faz os famosos ohOHohOH e lê os nomes escritos nos presentes com uma voz grossa.
O traje do Pai Natal é a rigor - com muita barba grande e branquinha, os óculos, uma barriga enooorrrme, as botas pretas e umas luvas!
No final da distribuição o Pai Natal retira-se de mansinho e vai para outros aposentes trocar de fatiota. A criançada não dá por nada porque ficou maravilhada com o Pai Natal e com TODOS os presentes que recebeu.

Obs: o Pai Natal não usar nada de uso pessoal por exemplo, os ténis. as crianças estão atentas a todos os pormenores (já fui quase descoberta por causa de uns ténis converse allstar de cor preta - o meu mano piriri conhecia-os muito bem, mas a mamy afastou esses pensamentos ehheheheh)


Quando comemoro o Natal tradicional alemão ... é um pouco diferente. Também existe a tradição de decorar as casas e jardins. A árvore de natal é decorada com pequenas velas verdadeiras. A troca das prendas é sempre no dia 24 às 19h30 mesmo antes do jantar, (dão antes do jantar pq nenhuma criança está acordada às 24h!) ou na manhã de dia 25. Não há o hábito de um membro se vestir de Pai Natal mas as prendas só aparecem no dia da entrega. Geralmente o que se diz é que o Pai Natal passou pela casa (entrou pela chaminé da lareira) e deixou as referidas prendas.

heehhehehe já escrevi muito?!?!!? nããããããooooooo

Actualmente, na minha casa/família é um misto dos dois. Tem decorações portugueses e alemãs. As comidas são um pouco de cada cultura.
Tem sido diferente devido a não existirem bebés ou criancinhas pequeninas. Os miúdos com 10 anos já não ligam a esta brincadeira e até acham uma "parvoíce". Não há Pai Natal a sério. Só gorros do Pai Natal mas eu continuo a fazer a distribuição das prendas eheheh

Pretendo, em breve, reavivar as minhas memórias dos Natais ehhehe vivenciar e transmitir cada sabor e estimulo aos meus descendentes. Possivelmente no Natal de 2012 ;)
Beijinhos* grandes para a minha família predilecta do mar

Eliana Rocha disse...

Olá :) Tambem vou meter o "bedelho" muito rapidamente. Nos Natais passados com a prima do meu marido, havia várias prendas na arvore, mas havia sempre uma prenda, a mais especial, a que ela mais queria,que era trazida pelo Pai Natal. E é sempre, sempre, sempre à meia noite! Tradição é para manter. Têm sono? São pequenos? Não aguentam? Faz parte. Que durmam a sesta de tarde!! Ahhaah, sabe tao bem aquela ansiedadezinhaaaaa :)

Anónimo disse...

Na nossa casa os presentes são sempre escondidos, nunca há presentes na árvore de natal. no dia à noite, por volta das 22h, vamos todos para um quarto(porque o pai natal não gosta que o vejam), mas fica alguem lá fora a fazer barulhos, a gritar ohohoh e a colocar as prendas com os nomes escritos na arvore. depois saimos todos e os miudos vao todos histericos para a sala.
Inicialmente alguem se mascarava de pai natal e trazia as prendas, mas eles tinham tanto medo, choravam e até chichi fizeram lol, por isso optamos por ir para o quarto.

Unknown disse...

Bem como mãe é o segundo Natal, e o primeiro tinha o Martim 2 meses, e passou-o todo a dormir... Como tenho uma família pequena, o Natal é sempre conjunto, e os pais dos únicos miúdos, até agora, da família, fazem assim.... A Árvore é montada a 1 de Dezembro, com os gémeos a ajudar, e os presentes mantidos emm "cativeiro" na casa de todos menos na deles, até ao dia em que o Pai Natal os vem entregar... (o ano passado, cmo foi um ano bera dos dois, pregámos-lhe uma partida bem malvada, este ano quero ver se aprenderam a lição?!).

Cá por casa, vou usar o mesmo método, até porque conhecendo o meu filho como conheço, já vai ser difícil ficar com a árvore de pé o mês inteiro, quando mais se ele lá vir presentes... (adora rasgar papel).... Mas como adoro o Natal, estou muito ansiosa por este primeiro Natal mais a sério!!! Mas desconfio que o puto cá de casa só vai achar piada mesmo ao papel e ás caixas de papelão!!!