quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O espelho da alma...

Na maioria dos bebes, a cor dos olhos fica definida por volta dos 6 meses.


No entanto, para alguns, o tom dos olhos continua a mudar até aos 9 meses, mais ou menos.
Porque é que isto acontece?
"Alguns bebés produzem mais melanina, um pigmento que dá cor aos olhos, à medida que crescem. Penso que ninguém sabe explicar porquê," diz a pediatra Laura Jana, co-autora do livro Heading Home with Your Newborn: From Birth to Reality.

O que se sabe é que, à medida que os olhos do bebé mudam, podem ficar mais escuros ou mais verdes ou castanhos, mas não ficam mais azuis.
Continuo sem perceber qual é a cor de olhos do Martim...
À luz do dia são verdes escuros, em casa são castanhos esverdeados, outras vezes parecem cor-de-azeitona! Enfim, uma incógnita!
A nível genético, da minha parte, sou talvez a única (de 3ª geração, e agora que penso nisso, de todas as gerações!) que tem olhos castanhos, toda a gente tem azuis, verdes e cinzentos, mas parece-me que os do Martim são bem diferentes... não são castanhos como os meus, nem são verdes... Estranho... talvez só mais para a frente se definam! ;)

2 comentários:

Estrelinha disse...

Olá,

Primeira vez que ganho "coragem" de escrever um comentário!!

Não sou mãe, nem estou a pensar vir a ser num futuro próximo, mas adoro ler o teu blog... Diverte-me, ensina-me, alegra-me, enfim... Faz bem, e como tudo o que nos faz bem, repetimos!! e eu venho aqui todos os dias (mais do que uma vez) ver das novidades...

Enfim, já me estou a alongar!!

Decidi escrever neste post em particular porque tenho os olhos assim de uma cor que também não dá para perceber... umas vezes são cor de mel, outras mais para o verde, ao sol parecem quase amarelos.. eheh.. Pode ser que o Martim também venha a ter assim uns olhos indefinidos e que o vão tornar ainda mais especial ;)...

Um Beijinhos e Felicidades
Estrelinha*

Lua e Estrela disse...

Quando o Gustavo nasceu tinha os olhos azuis todos diziam que era do leite e tal mas o pediatra dizia para esperarmos mais ou menos um ano até a cor se definir, ninguém tem olhos azuis a não ser a minha mãe, mas mesmo os dela não são bem definidos varia consoante o humor (LOL) é verdade!!!
Até hoje com quase 4 anos o Gustavo mantêm a cor azul mas por vezes ficam um pouco cinzentos.
Quando a Marta nasceu todos perguntavam como eram os olhos, de que cor e tal!
Não são tão claros como os do irmão mas também são azuis!
É incrível como é que os dois têm os olhos azuis e tanto o pai como eu não!
A natureza tem destas coisas!

Bjs
Teresa

http://aminhaluaeaminhaestrela.blogspot.com/